Jogos 4x (eXplore, eXpand, eXploit, and eXterminate) geralmente possuem temáticas espaciais. Existem muitos bons exemplos (alguns nem tanto) no mercado, e talvez um dos mais conhecidos seja Homeworld. A série Homeworld, aliás.

Mas existem outras franquias e títulos, valendo também lembrar que 4x é um subgênero do gênero estratégia, e assim, temos também títulos 4x em tempo real e também em turnos. Dentre os vários exemplos, podemos mencionar Sword of the Stars, Sins of a Solar Empire, Galactic Civilizations, Master of Orion, Star Ruler e os mais recentes Legends of Pegasus e Endless Space.

Endless Space, aliás, é um título desenvolvido pela francesa Amplitude Studios. Este é um 4x que fez e ainda faz um enorme sucesso, no qual as batalhas acontecem em turnos. Endless Space, como a grande maioria dos jogos do gênero, é enorme, cheio de detalhes e requer bastante dedicação e tempo.

Gerenciamento de recursos, exploração, extermínio de outras raças, combates, estratégia, tática, etc: tudo isto pode fazer parte de um 4x, em maior ou menor grau. Geralmente ambientados no espaço, tais games oferecem também boas doses de diversão e “viagens”. Muitos bons momentos a quem aprecia assuntos relacionados, space sims e coisas do tipo. Mas um outro 4x foi lançado, recentemente (há poucos dias atrás), e ele não é ambientado no espaço sideral.

Endless Legend: um 4x com foco na fantasia que esteve no Steam Early Access

Endless Legend foi anunciado em Agosto de 2013. O título anterior da Amplitude Studios, Endless Space, foi lançado no Steam em Julho de 2012, e vendeu em um ano cerca de meio milhão de cópias. Ele também caiu nas graças da crítica e recebeu várias expansões gratuitas.

Endless Legend, por sua vez, é o maior projeto da empresa até hoje, e também uma maneira de expandir seu universo “Endless”. No jogo, o conceito “eXplore, eXpand, eXploit, e eXterminate” também se faz presente, mas o jogador deve escolher e utilizar um herói. Este deve ser escolhido dentre uma das diversas civilizações presentes.

Lançado no Steam Early Access em 24 de Abril de 2014, ainda em fase alfa, o 4x continuou recebendo atualizações as mais diversas por parte da desenvolvedora. Ele continuou evoluindo, enquanto outros jogos no mesmo programa chegaram até a ser abandonados, removidos da loja ou tiveram seu desenvolvimento bastante comprometido.

Endless Legend

Endless Legend é mais um ótimo exemplo de que coisas bacanas também podem surgir através do programa de acesso antecipado criado pela Valve, assim como Space Engineers. O título atingiu a fase beta cerca de 3 meses após sua chegada ao Early Access, e no último dia 18 foi finalmente lançado. Completo. Um jogo que dá gosto de se ver.

Com suporte também a partidas multiplayer, o último jogo da Amplitude oferece 8 facções maiores e 16 menores, e nele o jogador tem em mãos cenários vastos e impressionantes nos quais terá de lidar com cultura, comércio e conquista, dentre outros detalhes.

O espaço não é o objetivo, digamos assim, mas a civilização de um jogador pode, por exemplo, descobri-lo de diversas maneiras, seja através da evolução da tecnologia, seja através da descoberta e posterior estudo de alguma nave espacial “esquecida”.

Ao atingir o espaço, podemos nos transformar em uma potência espacial, claro, e progredir de diversas maneiras. Não existe um caminho certo para avançar, neste jogo, não existe linearidade, e os mesmos objetivos podem ser alcançados de diferentes maneiras.

Exploração é sempre importante, e heróis podem ser enviados em missões justamente com isto em mente.

Endless Legend é o nosso maior e mais complexo jogo até agora. Consultando nossa sensível comunidade e buscando melhorar constantemente, acreditamos que estamos oferecendo aos jogadores que apreciam estratégia e 4x algo completamente diferente daquilo que existe no mercado hoje.

Tal como acontece com nosso jogo anterior, Endless Space, e com seus muitos upgrades gratuitos, o lançamento é apenas o início de uma grande aventura colaborativa entre o estúdio e os jogadores“, disse Romain du Waubert, diretor de operações e de criação na Amplitude Studios.

Acompanhei todo o desenvolvimento de Endless Space. Joguei-o ainda enquanto no Early Access, bem como depois, e posso dizer que o trabalho do estúdio é realmente excepcional. Um grande exemplo, também, de estúdio pequeno que pensa bastante no jogador.

Endless Legend

O jogador, em Endless Legend, tem que cuidar de vários elementos que estão ligados à sobrevivência de sua civilização. Indústria, alimentação e, claro, ciência e magia. O fim de tudo, “o fim do mundo”, digamos assim, também está sempre à espreita, portanto, todo cuidado é pouco.

Trata-se de um título de estratégia no qual, acima de tudo, devemos aprender com os acontecimentos do passado para evitar os mesmos problemas (ou piores) no futuro. Existem diversos mistérios a serem descobertos. Existem ruínas, heróis, etc.

A maneira de lidar com ameaças também pode variar, isto é permitido pelo jogo. Depende do jogador, de quem está no comando. Quests e mundos são gerados de forma aleatória, e o título possui um fator replay altíssimo. Construção de cidades também está no pacote, e é possível criarmos obras realmente surpreendentes.

Heróis podem ser treinados, e reinos e civilizações derrotados podem ser incorporados aos nossos. Este é, como eu já disse, mais um belo exemplo de jogo saído do Steam Early Access.

Dê uma olhada em sua página no Steam, e não deixe também de assistir os belos trailers abaixo:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest