Shadow Harvest: Phantom Ops é um jogo que me chamou a atenção desde quando dele tomei conhecimento. Todos os dias dou uma vasculhada no Steam e em outros sites de distribuição digital de games, visando encontrar novidades, e já há algum tempo “topei” com este game. Desenvolvido pelo estúdio alemão Black Lion Studios e com distribuição a cargo da Viva Media, Shadow Harvest: Phantom Ops é um game de tiro em terceira pessoa que, pelo que tudo indica, trará algumas novidades bem interessantes ao gênero.

O título da Black Lion Studios possui algumas características que remetem aos shooters dos velhos tempos. Nele, não existe a facilidade de simplesmente nos escondermos para que nossa energia vital seja recuperada, por exemplo, quando estamos levando tiros. Em Shadow Harvest: Phantom Ops temos de buscar por med-kits. Nada de se abaixar, se esconder, etc, e aguardar a regeneração.

Segundo Martin Schwiezer, CEO da Black Lion Studios, esta é uma maneira de “tentar reviver as melhores funcionalidades e elementos de gameplay de uma era onde os shooters eram muito mais desafiadores“. Além disso, em Shadow Harvest: Phantom Ops, a desenvolvedora tenta motivar os gamers a explorarem os ambientes, e também fazê-los pensar em diversas maneiras para controlar determinadas situações.

O game conta com níveis com dificuldades variáveis, e durante os mesmos o jogador deverá buscar por “health packs” ou células de energia para a roupa que fornece a habilidade “stealth” à personagem Myra. Aliás, uma das características mais interessantes deste jogo é o fato do mesmo contar com dois protagonistas diferentes, cada um possuindo habilidades específicas. São eles: Aron Alvarez, para os momentos de combate intenso, e Myra Lee, para ações “stealth”. A Myra, aliás, possui outras habilidades bem interessantes.

Isto fornece ao título, é claro, uma grande diferenciação em relação aos shooters que temos hoje no mercado, e acredito que a presença dos dois diferentes personagens fornecerá um gameplay bem interessante e variado, além de rico em possibilidades. Além disso, Shadow Harvest: Phantom Ops conta com um sistema de cobertura automático muito interessante, e que depende do posicionamento do personagem em relação ao objeto/muro/obstáculo/barreira.

Basta se aproximar frontalmente de um objeto passível de servir como cobertura e o personagem automaticamente entrará em modo de cobertura. Caso você se aproxime do mesmo objeto de outra maneira, nada acontecerá. Não existe um botão para acionar o modo de cobertura, no game. Isto é habilitado de forma muito mais intuitiva e, em minha opinião, mais fácil. Aproxime-se corretamente e fique protegido. Para sair da cobertura, basta um passo para trás.

Shadow Harvest: Phantom Ops é ambientado em 2025, e conflitos mundiais e o esgotamento dos recursos naturais fazem parte do seu enredo. Estes elementos talvez já tenham sido explorados, de maneiras as mais diversas possíveis, em diversas épocas, games e gêneros. Entretanto, devido a tudo o que mencionei acima, acredito que este game será muito interessante. Ele já está disponível em diversos sites de distribuição digital de games, tais como o Steam, o Direct2Drive e o GamersGate, por exemplo. Entretanto, todas as versões vendidas são “versões Steam”, independentemente de onde você o comprar, o que significa que o jogo somente será liberado em 15 de Abril de 2011.

Mas trata-se de um título muito empolgante e bonito, em minha opinião. Aprecio muito games de tiro em terceira pessoa, principalmente quando sou agraciado com a oportunidade de controlar dois personagens diferentes, um deles capaz de agir silenciosamente.

Aliás, a própria combinação de “ação direta” e “ação na surdina” é algo fantástico, e que com certeza agradará muita gente. Ando achando os First Person Shooters e Third Person Shooters lançados ultimamente meio fáceis, mesmo. Espero que esta nova IP traga desafio e inovação ao gênero.

Abaixo segue um vídeo que contém 3 trailers demonstrando um pouco das localidades do game e dos personagens Aron Alvarez e Myra Lee em ação:

Link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=EDTvBmdIfKw

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest