SimCityEDU: comunidade educacional usará simulador da EA/Maxis

Se você já teve algum tipo de contato com algum SimCity, sabe como as cidades construídas através destes títulos podem ser grandiosas, complexas e, claro, se tornarem muito queridas por seus criadores. O novo SimCity já se encontra em desenvolvimento, e será lançado no próximo dia 05 de Março, para PC.

Pelo que tudo indica, teremos um simulador espetacular em mãos. E para melhorar ainda mais as coisas, a Electronic Arts anunciou o SimCityEDU, uma comunidade educacional online criada em parceria com a GlassLab, a qual permitirá que professores utilizem o jogo e ferramentas nele baseadas em sala de aula.

O SimCityEDU poderá ser utilizado nas seguintes áreas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Lições baseadas em cidades criadas com o jogo poderão ser desenvolvidas pelos professores, de forma tal a fornecer aos estudantes desafios que tenham a ver com as disciplinas relacionadas. Na verdade, tais lições serão as próprias cidades criadas pelos professores, e os alunos poderão então jogar tendo em vista resolver problemas que várias cidades modernas apresentam.

SimCityEDU

Professores poderão criar diversos tipos de problemas. Cidades com redes de abastecimento de água deficientes, por exemplo. Quem sabe até “apagões” e falhas em sistemas energéticos poderão ser simulados, e aí, aspirantes a engenheiros e estudantes de cursos relacionados e/ou cobertos pelo programa terão a chance de desenvolverem soluções. Muito bacana.

Um jogo eletrônico sendo utilizado como uma ferramenta de ensino é algo muito bacana de se ver, principalmente quando tal jogo marca o retorno de uma franquia tão bacana, capaz de provocar grande saudosismo em muitos de nós e, além disso, adorada por uma legião enorme de jogadores.

Interessados já podem se inscrever através do portal do SimCityEDU, e apesar do projeto ser claramente voltado a professores e estudantes dos Estados Unidos, a ideia não deixa de ser interessante e válida (chego até mesmo a pensar se uma futura expansão não será possível).

Por décadas, SimCity foi adotado pela comunidade educacional como um videogame atraente que também permite uma poderosa experiência de aprendizado, treinando habilidades para a resolução de problemas através de um jogo imaginativo e cívico. Queremos aumentar a influência educacional de SimCity.

Através de nossa parceria com a GlassLab, SimCity vai se tornar a base de um programa para reimaginar o aprendizado de uma maneira que inspirará a juventude de hoje a ficar animada com o aprendizado de ‘STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics)’ e se transformar nos solucionadores de problemas de amanhã“, disse  Lucy Bradshaw, vice-presidente da Maxis

Essa eu quero ver. Aliás, mal posso esperar pelo novo SimCity. Tenho muitas e boas lembranças dos títulos anteriores da franquia.

Poderá gostar também

2 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest