O tal sistema de ajuda “in-game” que a Microsoft está planejando é bem mais robusto do que eu pensava. Aparentemente, será algo muito superior ao Nintendo Super Guide, que apenas “joga por você”. O sistema da Microsoft tornará os games ainda mais colaborativos. O sistema permitirá que os gamers façam pequenos comentários em áudio, além de anotações, vídeos e screenshots. Tudo isto será adicionado a uma base de dados online que, pelo que tudo indica, ficará à disposição de quem necessitar.

Tutoriais de gamers para gamers

help

Assim sendo, quando algum outro gamer se encontrar em dificuldades em determinado jogo, poderá acessar a tal base de dados e obter daí diversos tipos de materiais que poderão lhe ajudar a ultrapassar aquela fase problemática no jogo. Até um lápis (ou caneta, sei lá) digital está sendo cogitado para a realização das tais anotações: só não se sabe ainda como nem qual será o meio físico para a utilização disto.

Suponho que um hardware à parte seja desenvolvido, talvez, ou então, tudo isto é para a próxima geração de consoles da Microsoft, que já virá totalmente preparada para estas novas funcionalidades.

Um sistema  realmente interessante

Tive que morder a língua agora (pois não via, na data do meu último post a respeito, muitas vantagens no sistema, com as informações que tinha em mãos naquele momento). Mas agora sim vejo as vantagens. 🙂 Os autores das dicas ainda poderão trabalhar com tags, e os desenvolvedores poderão também fazer uso do sistema, sendo que o material criado por estes terá maior “peso”, na rede, do que os dos gamers.

Segundo o site “Siliconera”:

“A patente menciona que este serviço utilizará a Xbox Live, mas não está claro se o serviço será gratuito ou apenas para membros Xbox Live Gold.”

Bom, agora sim acho esta idéia fantástica, aumentando ainda mais o caráter social da Xbox Live, além de poder transformar inclusive aquelas solitárias partidas offline em algo meio social. Afinal, se você puder dar o seu pitaco, e ele for útil a alguém, melhor ainda, né?

Já imaginou obter tudo ali, à distância de seu controle, quando você se encontrar em dificuldades, sem ter que pedir ajuda aos amigos, postar em fóruns ou pesquisar vídeos no Youtube? É claro que é sempre mais legal descobrir os macetes e como ultrapassar os obstáculos por si próprio, pois aí está uma das graças dos games, mas quando emperramos mesmo, qualquer ajuda é bem vinda.

E um guia “com ares de Wikipedia”, ali, acessível a partir do controle do seu vídeo-game, será um adicional e tanto, não? Resta saber como esta enorme base de dados será controlada, e temos de contar também com a hipótese de que, com certeza, determinados games terão mais material disponível para consulta do que outros. Mas agora sim gostei da idéia. 🙂

(Via Joystiq e Siliconera)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest