Conforme prometido em Dezembro de 2011, a Bethesda lançou o Creation Kit para Skyrim, e o jogo já conta com suporte ao Steam Workshop. Além disso, um pacote gratuito com texturas em alta resolução foi também lançado, além de uma Wiki oficial que deverá ajudar bastante aos criadores de mods, a qual já conta com mais de 1900 artigos, neste momento.

Ou seja, The Elder Scrolls V: Skyrim, game que ganhou o prêmio de “Game do Ano”, em 2011, agora se transformou em algo muito mais bacana. Jogadores da versão para PC do jogo a partir de agora contam com uma central de mods muito bem organizada (senti falta, entretanto, de uma opção para busca), a qual possui inclusive diversos filtros.

Escolher um mod é muito simples. Basta navegar pelo “Skyrim Workshop on Steam” e clicar no botão “Subscribe“. Feito isto o mod será baixado e instalado tão logo você inicie o game. Caso deseje rever e/ou eliminar algum mod de suafila de download”, basta clicar em “Subscriptions” e utiliar o botão “Unsubscribe“. Simples assim.

De agora em diante o número de mods para Skyrim presentes no Steam Workshop deverá aumentar bastante, e a comunidade de jogadores poderá também participar pelo menos de algumas partes do processo. É possível deixar comentários nas páginas de cada mod, votar naqueles que você mais gostou, verificar quantos usuários já baixaram o mod, etc. A Bethesda, em conjunto com a Valve, criou uma espécie de “rede social modder” ligada a Skyrim. Uma rede que conta com conteúdo voltado ao jogo que ainda hoje continua sendo um dos mais jogados no Steam.

Em relação ao Creation Kit, vale lembrar que trata-se de um pacote com ferramentas utilizadas pelos próprios desenvolvedores na criação do título, e um primeiro vídeo tutorial relacionado ao kit já foi inclusive lançado. É importante ressaltarmos que a versão para PC de The Elder Scrolls V: Skyrim é a única a contar com todas estas vantagens; infelizmente, quem possui as versões para consoles ficará de fora.

Entretanto, temos também de observar algumas coisas importantíssimas: desde seu lançamento Skyrim tem feito muito sucesso (merecidamente). O jogo, além de belíssimo, é um campo extremamente fértil para criadores de mods, e não duvido que o pessoal do Skyrim Nexus comece a lançar mods no Steam Workshop. Isto facilitará bastante a vida dos jogadores, que poderão, quem sabe, utilizar uma única fonte para deixar seu jogo mais bonito e/ou aprimorar diversos outros aspectos do mesmo.

Além disso, tanta atenção assim à versão de um jogo para PC mostra que esta plataforma está mais viva do que nunca. A Bethesda também é conhecida por sempre apoiar a comunidade de modders, e esta ação torna tanto a empresa quanto seu jogo mais agradáveis ainda. Aliás, vale lembrar que Skyrim está em promoção no Steam, até amanhã: o jogo está custando US$ 39,99. Se você ainda não comprou esta obra prima, trata-se de uma ótima oportunidade.

É impossível também não ligar tudo isto ao recente lançamento da App do Steam para Android e iOS. A possibilidade de navegar pela loja de mods para Skyrim à partir de nossos smartphones, na rua, escolher alguns e começar a baixá-los assim que o jogo for iniciado, quando chegarmos em casa, também é algo muito bacana.

E trata-se apenas do começo. Quando se navega pela Steam Workshop de Skyrim, percebe-se que muitos deles foram criados por usuários do Steam. Muitos, aliás, se encontram online enquanto estamos lendo as características dos mods, e seus status mostram que estão justamente utilizando o Creation Kit. É possível que muita gente comece a partir para a criação de mods, a partir de agora.

Em relação ao pacote de texturas em alta resolução, é preciso prestar atenção aos seus requisitos. É preciso possuir pelo menos um computador com um processador Quad-core, 4 GB de RAM e uma placa de vídeo com 1 GB de memória (uma Nvidia GeForce GTX 260 ou uma ATI Radeon 4890, por exemplo).

É, podemos dizer que a Bethesda e a Valve nos deram belíssimos presentes. Uma bela demonstração de atenção e apreço pela comunidade de jogadores e modders. Obviamente estes presentes farão com que o jogo venda mais, é claro, mas neste caso trata-se de uma estratégia que faz bem a desenvolvedores, jogadores, loja e modders. Algo muito diferente do que estamos acostumados a ver por aí.

Assista abaixo ao primeiro vídeo-tutorial do Creation Kit. E não deixe de ficar de olho no canal da Bethesda no Youtube, também:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=gDKivlGmia4&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest