SOMA é o próximo jogo da Frictional Games – Veja o que já sabemos

SOMA Next Frictional Game

Após um período bem angustiante durante o qual muita gente atualizou a página “nextfrictionalgame.com” diversas vezes por dia (eu mesmo a mantive em uma aba no Google Chrome, sempre aberta), a Frictional Games finalmente revelou do que se tratava (recebi um e-mail, agora há pouco, bastante misterioso, também – eu já esperava por isso, de qualquer forma). Bem, na verdade pouca coisa foi revelada. Na verdade mesmo, de concreto, apenas o nome do próximo jogo, SOMA, e alguns detalhes a respeito do enredo e da ambientação.

Sim, parece que o próximo jogo da criadora de Amnesia: The Dark Descent e Amnesia: A Machine for Pigs se chama SOMA, e contará com elementos sci-fi. Algo bem interessante, principalmente se levarmos em consideração o “passado horrorizante”  da desenvolvedora independente sueca (você também deve se lembrar da franquia Penumbra, não?)

Bem, um trailer live action (chamado Vivarium) também foi lançado, e pelo que podemos perceber, certamente o horror estará presente na trama, para nossa alegria. Pode ser que não tenhamos algo nos mesmos moldes de Amnesia: The Dark Descent e Amnesia: A Machine for Pigs, mas certamente teremos diversos elementos que farão nossos cabelos se arrepiarem. Certamente SOMA será algo que agradará bastante aos fãs de jogos de horror que desgostam totalmente de “shooters com alguns monstrinhos”.

Abaixo segue uma parte do conteúdo do e-mail que recebi, aliás (traduzida):

“ALERTA! Falha na Quarentena #2656 — Sistemas críticos em Risco

[início transmissão de texto]

Somando-se à já explosiva situação-Mockingbird, está claro que precisamos tomar mais precauções. Isolar todos os sistemas para evitar corrupção de dados e prevenir ações hostis.

Fique atento para desvios de personalidade. Quando puder, sempre se encontre pessoalmente.

[final da transmissão de texto]

O texto relativo ao novo jogo da Frictional Games contido no site conta com alguns detalhes bem interessantes, os quais, aliás, parecem estar totalmente relacionados e de acordo com o vídeo Vivarium. Referências a uma máquina estranha (outra máquina, além da de A Machine for Pigs, hein?), a qual foi encontrada durante algum tipo de missão e possui um monitor com aparência antiga em sua parte frontal podem ser percebidas. Esta mesma máquina, segundo o site, foi colocada em quarentena, veja só, e este detalhe também parece ter a ver com o texto acima. Tudo a ver, claro.

SOMA Next Frictional Game

Tudo isto me parece bastante interessante, e se verificarmos o código fonte do site “nextfrictionalgame.com”, percebemos que seu título é “SOMA: Partial System Reconstruction” (Reconstrução Parcial do Sistema). Isto também parece estar relacionado com o texto divulgado e com o trailer.

Aliás, em relação ao trailer, ele possui cerca de 5 minutos de duração, e você ficará um tanto quanto perturbado. Mas, para sua alegria (ou tristeza), apenas nos segundos finais (no início, tudo aparenta estar calmo demais, até).

Vendo este trailer, devo até mesmo dizer que ele não se parece com algo que teve origem nas mentes que controlam os fornos ardentes da Frictional (digo isto, inicialmente, a respeito do próprio SOMA, com as informações que tenho em mãos) e isto é muito bom, penso eu. Parece que o estúdio busca diversificar seu trabalho e os temas com os quais lida, o que para mim é fantástico, principalmente se levarmos em consideração seu passado e a qualidade de seus jogos.

Pelo que parece, teremos um jogo com elementos sci-fi e, claro, com elementos de horror, pois estamos falando da Frictional Games. Mais uma vez devo dizer que este “pequeno” detalhe me causou surpresa: não esperava que a criadora da série Amnesia algum dia pudesse se aventurar pelo caminho da ficção científica e similares. E, gostei!

Confesso também que já estava aguardando por algo bacana e misterioso por parte desse pessoal. Em uma de minhas conversas com um dos profissionais da equipe, pouco antes do lançamento de Amnesia: A Machine for Pigs, perguntei sobre o Thomas Grip (o qual foi entrevistado pela segunda vez aqui no XboxPlus no início de 2012), pois gostaria de entrevistá-lo novamente.

Bem, foi me dito, então, o seguinte:

Yes Thomas is definitely here, he is busy with ‘Super secret’-project

Nem precisa de tradução, não é?

Desde então minha ansiedade só cresce, e apesar do mistério, posso até mesmo tentar adivinhar que coisa boa vem por aí, em relação a SOMA. O momento em que a garota do vídeo percebe… bem, veja por si mesmo:

 E aí, ansioso pelo “Next Frictional Game”? O que é SOMA? Ou, quem sabe, de onde vem SOMA? É o jogo ambientado no espaço?

Poderá gostar também

6 Comments

  1. Na tradição hindu, Soma é o nome de um planta de onde se prepara uma bebida do mesmo nome consumido pelos deuses e que garantiria a imortalidade. Há uma grande dúvida sobre qual planta seria essa na verdade, antropólogos e teólogos já tentaram descobrir sem sucesso. Por razões meramemente científifcas, imagino.

    O termo é mais conhecido no Ocidente por ser o nome da droga fictícia do clássico “Admirável Mundo Novo”, de Huxley. No livro, ela é utilizada para manter a população em um constante estado de tranquilidade e controle social.

    É pouco provável, mas a Frictional também pode estar usando a obra de William S. Burroughs como referência. O poeta beatnik (e muito, muito louco) descrevia Soma como um derivado do ópio muito potente, usado por seus personagens para entrar em um mundo surreal conhecido como Interzona.

    Reply
    • @C. Aquino (@desgastada),

      Ótimo complemento, Aquino. 🙂

      Vamos aguardar por mais uma “loucura” do pessoal da Frictional.

      Aliás, estava lembrando aqui, o Jim Morrison que era muito ligado nesse lance beatnik, não (saindo um pouco do assunto, as letras de When the Music is Over e The End são maluconas – gosto bastante dessa banda)? Sobre esse mundo surreal, não duvido nada se SOMA, o jogo, não tiver algumas coisas malucas nesses moldes.

      Reply
  2. A SOMA DE TODOS OS MEDOS. Ok, ok , soma em inglês é SUM , mas vai dizer que não combina com tudo o que a Frictional fez até hoje? Ehehehehe!Será que eles continuarão deixando o protagonista sem armas?

    Reply
    • @Marcos A. S. Almeida,

      Olha Marcos, combina sim, viu…hehehe 🙂

      E eu espero que continuem deixando o protagonista sem armas. Já imaginou, algo assim no espaço, em uma nave ou estação espacial? Falar nisso, saiu vídeo novo hoje, e acabei de publicar.

      Reply
  3. Interessante. Muito interessante. Surpreenda-me Frictional.

    O visual do site teaser lembrava muito o Routine (um indie survival horror ainda em produção). Imaginei por alguns instantes que quando o countdown se completasse seria revelado que o projeto era na verdade da Frictional Games. Seria épico haha!

    Reply
    • @Artur Carsten,

      Olha Artur, eu sempre espero por surpresas por parte desses caras. Depois daquele ARG com a Valve, então. 😀

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Frictional Games divulga novo trailer de SOMA - […] felizmente (ou infelizmente). As primeiras informações a respeito de SOMA podem ser conferidas neste outro artigo, bem como o…
  2. (Gameplay) Frictional Games divulga uma SOMA de horrores em vídeo - […] SOMA é o próximo jogo da Frictional Games – Veja o que já sabemos; […]
  3. Uma amostra dos cenários e sons de SOMA, da Frictional Games - […] Vivarium; […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest