Todos já ouvimos falar, é claro, do jogo Catherine, criado pela desenvolvedora e publisher japonesa Atlus. Trata-se de um game de horror com sensualidade e puzzles, onde existem duas personagens com nomes parecidos: Katherine McBride e Catherine, simplesmente. O protagonista do jogo se chama Vincent, o qual possui uma relação complicada com sua namorada, Katherine. Seus problemas aumentam ainda mais quando ele conhece a bela Catherine.

Vincent começa a ter horríveis pesadelos, onde ovelhas engravatadas sempre estão presentes. Nestes pesadelos, o protagonista pode chegar a subir em gigantescas escadas que vão desabando aos poucos, por exemplo. Inúmeras armadilhas também estarão presentes em tais pesadelos, e vale lembrar que a vida de Vincent sempre estará por um fio em tais “sonhos”. É mais do que óbvio que tudo isto tem a ver com Catherine. Trata-se de um jogo cujo gameplay se alterna entre cenários diurnos e os pesadelos. As escolhas do jogador influenciarão o gameplay, e o título contará com inúmeros finais. O novo jogo da Atlus será lançado em 26 de Julho de 2011, para Xbox 360 e Playstation 3.

Mais uma vez, é uma verdadeira pena não lançarem um título assim para o PC. Uma demo do game será lançada em 12 de Julho, aliás, a qual permitirá que os jogadores conheçam um pouco mais os personagens, principalmente o torturado Vincent; o jogo parece ser muito interessante. Um rumor circulará pela cidade, e segundo o mesmo, os pesadelos podem até mesmo provocar mortes na “vida real”.

Uma série de assassinatos também começa a deixar a cidade em polvorosa, e vale ressaltar que somente homens são encontrados mortos, e seus rostos refletem enorme espanto. Enquanto isso, Vincent tem de lidar com pressões tanto do lado de Catherine quanto do de Katherine. O ambiente dos tais pesadelos é muito estranho, e a presença de criaturas horripilantes, além dos tais “homens-ovelha”, torna tudo bem surreal.

Este tipo de jogo representa algo muito curioso. A união de aventura, puzzles, horror, sensualidade e personagens que podem desencadear eventos sinistros é algo sempre bem vindo, desde que com bom gosto e cuidado. Parece ser o caso, aqui, e se por um lado Vincent é uma das vítimas, ele também pode ter certa responsabilidade sobre alguns acontecimentos. O jogo possui um sistema de moralidade bem interessante, onde respostas a questões aparentemente triviais feitas por alguns NPC’s determinarão muitas coisas a respeito do comportamento de Vincent. A Atlus promete mais de 20 horas de gameplay para Catherine, e parece que a sensualidade do jogo será um elemento secundário ou, pelo menos, sutil.

Morte, vida, mistério, beleza, horror e aventura: uma combinação que pode muito bem dar certo em um jogo eletrônico. Estou literalmente “preso” a “Alice: Madness Returns”, por exemplo, e é claro que este último é um jogo bem diferente. No entanto, consigo encontrar algumas semelhanças entre sua temática e sua protagonista com o jogo da Atlus, uma vez que estamos falando de 2 títulos que se utilizam de elementos que a princípio nada teriam de assustador, para então moldarem um universo cativante, imersivo e aterrorizante, em determinados momentos e sob algumas perspectivas.

Catherine contará com inúmeros puzzles, da mesma forma que Alice: Madness Returns, e seu estilo gráfico é muito bonito. A Atlus divulgou um novo trailer do game, juntamente com algumas novas screenshots. Dê uma olhada:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=KXFtP1_Djto&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest