A Valve hoje lançou algo que eu já esperava, depois do lançamento daquele recurso para captura de screenshots, o qual funciona muito bem, aliás. A partir de agora, qualquer partida de Team Fortress 2 poderá ser gravada, e o vídeo resultante poderá ser enviado para o Youtube à partir do próprio game, além de ser possível compartilhar o mesmo com seus amigos no Steam. A Valve está chamando o recurso de “Sistema de Replay”, e ele conta inclusive com um editor.

Através deste editor, é possível ajustar o posicionamento das câmeras, editar e cortar cenas, e até mesmo aplicar alguns filtros. É claro que você deve estar jogando em um servidor com suporte ao recurso, os “replay-enabled servers”, os quais realizarão a gravação das partidas. TF2 é seguramente um game que já recebeu uma quantidade enorme de updates, mas esta é uma das mais bacanas, em minha opinião. Para acessar o editor, basta pressionar a barra de espaços enquanto estiver assistindo a algum replay (e para acessar os replays, clique na respectiva opção, no menu principal de Team Fortress 2).

Existem até Steam Achievements para os vídeos mais visualizados, e o editor conta até mesmo com controles de start, pause, avanço, retrocesso, etc. Ao editar o vídeo, é possível escolher dentre 3 perspectivas de visão diferentes: primeira pessoa, terceira pessoa e modo “free camera”. Neste link, aliás, você pode encontrar um vídeo de gameplay gravado através da utilização do novo recurso.

Acredito que um dia este recurso será liberado para outros games. Aliás, acho que não irá demorar muito tempo. Isto seria fantástico e facilitaria muito a vida de muita gente, além de ser bem divertido gravar um vídeo onde você matou alguém (ou morreu) de forma engraçada, “trágica”, etc. O recurso ainda é integrado com o sistema de comunidade do Steam, o que é bacana demais.

A Valve sempre pensa muito à frente, e não digo nada se logo logo todos os games lançados no Steam suportarem este sensacional recurso. Enquanto isso, os consoles “comem bola” e não permitem sequer a captura de screenshots.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest