O serviço de distribuição digital de games Steam, da Valve, anunciou um grande crescimento durante o ano de 2009. Segundo os dados divulgados através da notícia, o Steam é, sem sombra de dúvidas, o líder no segmento (aliás, alguém ainda duvidava disso?).  Durante o ano de 2009, o Steam ultrapassou o número de 25 milhões de contas ativas, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

O Steam ainda menciona o fato de que, destes mais de 25 milhões de usuários, 10 milhões possuem um perfil criado na “Steam Community”, e que em dezembro de 2009 foi superada a marca de 2.5 milhões de usuários simultâneaos conectados ao serviço. Gente jogando, conversando, etc. 🙂

Números e mais números

O Steam, ainda segundo a notícia, possui mais de 1000 games à venda, de mais de 100 desenvolvedores e distribuidores diferentes. As vendas em 2009 cresceram mais de 205% em relação a 2008, isto sem contar com games lançados durante 2009 que fazem uso do Steamworks, como Modern Warfare 2 e Empire: Total War, por exemplo.

O Steam completa 6 anos agora em Março de 2010, e em minha opinião, vai se superar cada vez mais, caso queira realmente liderar este mercado em crescimento cada vez mais rápido (e é claro que eles querem).

Atualmente, apesar de algumas dificuldades, o site de venda de games da Valve é o melhor, o maior, o mais bem estruturado e o que mais oferece descontos aos gamers. Recursos como o Steam Cloud, por exemplo, que permite que perfis e games salvos sejam armazenados nos servidores do serviço, são importantíssimos, e representam, com certeza, um grande diferencial em relação à concorrência. Isto sem contar com as constantes promoções oferecidas pelo site: durante a semana, nos finais de semana, datas especiais, etc.

A distribuição digital realmente veio para ficar, e o Steam é até agora o mais bem preparado para lidar com possíveis percalços que possam surgir neste relativamente novo tipo de negócio, que ainda tem que lidar, por exemplo, com aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, ainda resistem à compra de games via download.

Mas, de um modo geral, o Steam é o meu preferido quando se trata de “games para PC”. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest