Steam Machine

Anunciada no final de setembro, a Steam Machine será a solução da Valve para levar o PC até a sala de estar. O sistema híbrido rodará o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux, e reúne as maiores características da plataforma, como o hardware poderoso e customizável, combinadas com um joystick inédito dotado de uma notável sensibilidade, o Steam Controller. Tudo isso com a portabilidade que você esperaria de um aparelho que repouse debaixo de sua TV.

Para testar a nova empreitada, a Valve prometeu distribuir protótipos da sua Steam Machine para algumas centenas de sortudos cadastrados na plataforma digital da empresa. Mesmo permitindo a customização completa do hardware, os primeiros modelos do aparelho serão entregues carregando algumas das peças mais poderosas da atualidade. Processadores top de linha Intel Core i7-4770, placas de vídeo NVIDIA GeForce GTX Titan e absurdos 16 GB RAM DDR3 alimentam alguns dos protótipos.

Já sabemos de tudo isso há um bom tempo. O que não sabemos, porém, é como a Steam Machine se parecerá. Mesmo com a divulgação do visual do Steam Controller, o design da caixa ainda permaneceu um grande mistério. Até agora.

Senhoras e senhores, eis aqui uma Steam Machine.

Steam Machine

O jornal Seattle Times divulgou as primeiras imagens da misteriosa caixa, funcionando no interior dos escritórios da Valve. As fotografias parecem exibir modelos diferentes, sendo um deles todo preto e outro acinzentado. Junto com a revelação do visual, outras informações foram divulgadas, como o (curioso) fato de que os primeiros aparelhos foram construídos numa oficina montada no quartel-general da dona do Steam usando peças abandonadas na garagem de Gabe Newell, diretor da empresa.

Os Steam Controllers estão sendo montados por uma pequena loja em Overlake, distrito vizinho ao campus da Microsoft, em Redmond. Caso as Steam Machines vinguem, a Valve pretende contactar uma empresa maior para produção em massa dos joysticks.

Steam Machine

Como já se previa, é possível descartar o SteamOS instalado de fábrica no aparelho e usar Linux, que é a base do sistema. Ou você pode simplesmente instalar o Windows. Sim, da mesma forma como você faz em seu desktop, sem problema algum.

Como as Steam Machines serão montadas por diferentes fabricantes, o jornal avisa que novos modelos (e até softwares específicos) devem ser apresentados em janeiro, durante a Consumer Electronic Show em Las Vegas. Finalmente, o PC-de-sala-de-estar da Valve deve atingir as prateleiras na metade do ano que vem.

E aí, o que achou?

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest