Styx: Master of Shadows – ação furtiva e Cyanide: desta vez vai?

A francesa Cyanide Studio já há algum tempo vem me deixando na esperança. Na esperança de que algo bom saia de seus “fornos”, além de seus simuladores e jogos de esportes. Ao longo dos últimos anos ela lançou alguns títulos que me deixaram muito ansioso.

Ansiedade esta que foi logo convertida em decepção, tão logo os jogos foram lançados. Foi assim com o RPG Game of Thrones, com Game of Thrones – Genesis (estratégia), com Confrontation e com Aarklash: Legacy.

Foi assim também com Of Orcs and Men, e posso dizer que de todos os que citei acima, este foi o que me deixou mais ansioso e o que me deu mais esperança. Papéis invertidos, orcs como protagonistas, seres geralmente tidos como maléficos, “do mal”, sofrendo nas mãos dos seres humanos.

Infelizmente, apesar do potencial, ainda não foi desta vez. A Cyanide parece ser especialista, pelo menos até agora, justamente nisto: em criar boas histórias, em criar expectativas, bons personagens, enredos interessantes e diferentes.

Styx: Master of Shadows

E, infelizmente, também em falhar bastante nas mecânicas, na execução das ideias. Em nos entregar gráficos que estão bem aquém daquilo que esperávamos com base nos materiais divulgados previamente. Ela, assim como sua parceira em alguns projetos, a Spiders (Bound By Flame e Mars: War Logs, dentre outros), parecem começar muito bem e no meio do projeto se perderem. É como se as duas empresas não conseguissem finalizar aquilo que começaram tão bem com o mesmo fôlego do início. Algumas vezes penso que elas são ótimas criadoras de conceitos, apenas, e espero estar errado. É estranho.

Styx: Master of Shadows

Já há algum tempo estou de olho em outro jogo da Cyanide, o qual será lançado amanhã, 07 de Outubro. Styx: Master of Shadows é um jogo que, segundo a Focus Home Interactive e a desenvolvedora, “trará o gênero stealth não somente de volta às suas raízes, mas também representará uma lufada de ar fresco“. Ele será um jogo de ação furtiva com elementos de RPG.

É interessante ressaltar que o protagonista será justamente o pequeno goblin Styx, de Of Orcs and Men. Justamente o personagem especialista em ação furtiva, o tal suposto gênero ao qual pertence o novo game. Um goblin com 2 séculos de idade, mestre nas artes furtivas.

A Cyanide promete um título com vários níveis verticais, belos gráficos e movimentos fluidos, além de deixar bem claro que o personagem principal se sentirá a todo tempo ameaçado, principalmente frente a inimigos maiores, o que, é claro, acabará resultando em maior espaço (e/ou obrigação) para ação stealth. Assim espero.

Styx: Master of Shadows

O título contará com missões de assassinato, de roubo, de recuperação de informações, e segundo a desenvolvedora, todos os níveis serão abertos, o que significa que as missões poderão ser completadas de diversas maneiras diferentes.

O jogador, pelo que tudo indica, poderá definir sua própria estratégia, e haverá sempre o “fantasma” da pequena estatura de Styx, de sua fragilidade frente a outros oponentes maiores; daí a necessidade de “andar nas sombras”.

Ao se infiltrar na Torre de Akenash o protagonista irá se deparar com elfos, humanos e orcs. Cada raça, cada inimigo, exigirá uma abordagem diferente. Ainda segundo a Cyanide, guardas e outros protetores da torre se adaptarão conforme o estilo do jogador.

Conforme as ações de Styx. É dito que o jogador poderá estudar o ambiente e inclusive utilizá-lo a seu favor, incluindo aí elementos como iluminação e sombras. Acidentes também poderão ser provocados, o que deixa tudo com um ar mais instigante ainda.

Styx: Master of Shadows

Styx: Master of Shadows será lançado amanhã, para PC e Playstation 4 (nos Estados Unidos), e no dia 8 para Xbox One e PS4 (na Europa). Confesso que estou torcendo bastante para que este seja um bom jogo de ação stealth. Que a Cyanide, tão competente quando se trata das franquias Blood Bowl e Pro Cycling Manager, finalmente “decole” em outros gêneros, começando por este jogo.

Abaixo você pode conferir alguns trailers de Styx: Master of Shadows, incluindo o de lançamento e um de gameplay com 15 minutos de duração:

Poderá gostar também

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest