Sucessores do Xbox 360 e do Playstation 3 podem ser lançados no final de 2012

O mundo dos games é cheio de rumores. Alguns são confirmados, outros não, outros vão sendo modificados aos poucos e o resultado final muitas vezes é bem diferente da “primeira notícia”. Segundo uma fonte (anônima, é claro) da EDGE, aliás, a Ubisoft Montreal já estaria trabalhando com kits de desenvolvimento do próximo Xbox, o sucessor do atual Xbox 360, lançado em 2005.

Ainda segundo a EDGE, devkits deverão chegar aos estúdios antes do natal de 2011, e o próximo Xbox deverá ser lançado até o final de 2012. Além da Ubisoft, a EA também é mencionada como uma das empresas que estaria em “contato”, digamos, com a novidade. Especificações precisas a respeito do novo console não foram fornecidas, mesmo porque trata-se, por enquanto, de um mero rumor. É também mencionado que a AMD fornecerá a GPU para o novo console.

A fonte anônima da EDGE também diz que um grande estúdio de propriedade da Sony parou de desenvolver jogos para o Playstation 3, e está agora focado na criação de games para o sucessor de seu console. Este mesmo estúdio estaria também envolvido no desenvolvimento da tecnologia gráfica que será adotada no hardware do próximo console da Sony.

Caso estes rumores se confirmem, a Nintendo terá de enfrentar grandes problemas, com o lançamento do Wii U previsto para 2012, principalmente porque já podemos meio que antecipar que o novo console da Big N não é poderoso o bastante, e pode não ser muito vantajoso em termos gráficos nem mesmo quando comparado à atual geração de consoles.

Uma outra informação bem interessante diz que a Microsoft poderá anunciar seu próximo console durante a próxima CES, em Janeiro. É dito também que o novo aparelho contará com um processador hex-core e 2 GB de memória RAM DDR3. Isto significa que teríamos, talvez, máquinas com processadores cujos clocks operariam a frequências entre 2.6 GHz e 3.3 GHz, basicamente, desconsiderando aqui qualquer outro elemento relacionado, como por exemplo cache, etc. Este tal Xbox 360 com 2 GB de memória RAM DDR3 (contra os atuais 512 MB), aliás, segundo esta “informação bem interessante”, já estaria sendo desenvolvido desde 2005, ou seja, o ano em que o Xbox 360 foi lançado. Muito estranho.

Nosso desafio com o Playstation 3 e com o Xbox [360] é que estamos extremamente limitados em relação ao que podemos fazer. É um desafio para os engenheiros fornecer gráficos bonitos, boa IA e bons sons com uma quantidade muito pequena de memória e tempo de computação. Achamos que a próxima geração de consoles não terá mais estes limites“, disse Yves Jacquier, diretor executivo de serviços de produção da Ubisoft Montreal.

Estas palavras de Yves Jacquier podem significar muita coisa, principalmente porque o estúdio possui vagas abertas para um programador sênior de animação, sendo que um dos encargos do novo profissional será a “criação de um sistema de animação de próxima geração“. Talvez 2012 seja mesmo o ano em que a tão falada nova geração de consoles chegue, mas eu tenho cá minhas dúvidas.

Creio nas limitações mencionadas por Jacquier, é claro. Mas acho que a próxima geração não chegará em 2012. A própria Microsoft mencionou que o ciclo de vida do Xbox 360 poderia ser estendido por mais 5 anos, apesar de que isto não quer dizer que um sucessor não pode chegar ao mercado neste meio tempo. O fato, porém, é que mesmo com todo esse possível avanço na próxima geração, ela ainda ficaria certamente atrás, por exemplo, de muitos computadores atuais.

Não estou defendendo aqui a ideia de que PC’s são superiores a consoles em relação a jogos eletrônicos, etc e tal. Cada jogador deve escolher a melhor plataforma para si, e muitas vezes isto implica também em questões financeiras. O que quero dizer, na verdade, levando em consideração também o maior poder dos computadores, é que não existe uma real necessidade de uma nova geração, no momento. Pelo menos não em termos gráficos e mesmo se considerarmos apenas o PS3 e o Xbox 360. Gears of War 3 conseguiu entregar gráficos belíssimos para o Xbox 360, mesmo com todas as limitações citadas por Jacquier.

Creio também que a próxima geração de consoles deverá focar de forma mais profunda na experiência fornecida ao usuário. Na interligação entre os jogadores. Quem sabe até na interligação entre diferentes redes (Xbox Live, PSN, etc). Isto demandaria, é claro, grande dose de boa vontade por parte de todos os envolvidos, mas é algo para pensarmos.

E, afinal, de que adianta, por exemplo, um novo super console lançado no Brasil a preços absurdos, como sempre acontece? PC gamers poderão gastar muito menos do que os antigos R$ 2.400,00 cobrados pelo Xbox 360 (faixa de preço muito provável para estes novos consoles, pelo menos no Brasil), não terem de lidar com demoras, importações, etc, e obterem uma experiência muito melhor em relação aos ainda hipotéticos novos consoles. Claro, existem sempre os jogos exclusivos, mas estes, dependendo do caso, sempre se pode aguardar um pouco, dependendo do perfil do jogador.

O fato é que não consigo, pelo menos por enquanto, enxergar um Xbox 720 ou um Playstation 4 (ou seja lá que nome eles venham a ter) em 2012. Mas vamos aguardar.

(Via: Edge Online)

Poderá gostar também

2 Comments

  1. A nova geração em 2012? Provavelmente não pagarei nem a primeira prestação rs.

    Eu faço parte dos gamers que acreditam que a atual geração ainda dá conta do recado por mais dois anos, jogos como Forza 4 e Uncharted 3 estão aí para provar que melhorias gráficas são possíveis.

    O que precisamos é de inovação no setor, os jogos atuais são apenas versões melhoradas de jogos com mais de cinco anos de estrada.

    Essa nova geração será particularmente penosa para a Microsoft e seus DVDs, pois gráficos melhores implicam em mais informações e a mídia atual, mesmo o XGD3, não será capaz de comportar um jogo completo em um único disco.

    Caso os rumores se confirmem, espero que a Microsoft, que já monta seus consoles no país, faça o mesmo com os novos consoles.

    Reply
    • @Hideki T,

      Hehehehehehehehehehe…

      Duvido que chegue em 2012, Hideki…rsrsrs

      Poxa, belos exemplos. Forza 4 e Uncharted 3 são belíssimos. Os caras precisam parar de pensar em nos fazer gastar mais com hardware, e usar mais criatividade pra desenvolver coisas melhores e inovadoras. Jogos anuais repetindo velhas fórmulas, etc (o pior é que nós jogamos tudo isso…rsrsrs), por exemplo, são fogo.

      Olha, acho que a Microsoft, e até a Sony, vão ter de repensar a questão das mídias, nessa suposta próxima geração. Aí é que acho que vamos ter mais força no lado da distribuição digital, o que justamente implica em outro problema: conexões à internet ruins, principalmente no Brasil. Agora, quanto à MS montar seu novo console no país, sei lá, viu. Demorou tanto pra isso acontecer com o 360…rs

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais especulações a respeito da data de lançamento do sucessor do Xbox 360 | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] alguns dias atrás começaram a circular pela internet alguns rumores a respeito da data de lançamento dos sucessores do Xbox …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>