A desenvolvedora australiana Team Bondi, criadora do espetacular L.A. Noire, está fechando as portas. Documentos relativos ao processo já foram inclusive apresentados pela empresa à Comissão Australiana de Investimentos e Ações. A companhia será encerrada, e já houve inclusive uma reunião com credores, durante a última semana.

Tudo isto é bem triste. A Team Bondi foi fundada em 2003, por Brendan McNamara, o qual havia trabalhado anteriormente na Sony. L.A. Noire foi um jogo que, em minha opinião, representou uma verdadeira revolução no universo dos jogos eletrônicos. Um dos melhores lançamentos de 2011, que trouxe consigo a fantástica tecnologia MotionScan, da Depth Analysis, a qual possibilitou animações faciais extremamente realistas.

Alguns problemas já rondavam a empresa, aliás. Em meados deste ano alguns ex-funcionários da mesma chegaram a reclamar que seus nomes não constavam nos créditos do game, e chegaram até mesmo a criar um site, o lanoirecredits.com, o qual supostamente conteria a listagem com todos os nomes. É interessante também o fato de que o nome do jogo foi revelado em 2005. Quanto tempo, não?

McNamara chegou a dizer que a Rockstar estaria interessada em utilizar a tecnologia MotionScan no próximo GTA e, aqui, não vejo problema algum, desde que o devido licenciamento fosse pago. A não ser que o chefão da Team Bondi estivesse pensando em tornar a tecnologia algo exclusivo de seus títulos. De qualquer forma, creio que as coisas se tornaram muito mais difíceis para ele, agora.

Acusações de empregados contra McNamara  também não faltaram, e a Rockstar, aliás, se cansou do cara e da própria Team Bondi. A versão para PC de L.A. Noire, aliás, está sendo desenvolvida pela Rockstar Leeds, uma subsidiária da Rockstar Games. É uma pena que muitas vezes interesses pessoais, a ganância e a intransigência de uma única pessoa cause tantos males a tantas outras.

É uma pena que tudo termine assim, para a Team Bondi, uma “empresa de um único game”. Mas é muito recompensador saber que este fantástico título foi lançado antes de qualquer impedimento, e que sua versão para PC está chegando.

(Via: Edge Online)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest