Ok. “Para sempre” pode parecer um tanto quanto exagerado, mas a suspeita se confirmou. O jogo Team Fortress 2 agora é realmente free-to-play. Gratuito. Gastos com o título daqui para a frente somente através de microtransações, mas o jogo em si, para PC e Mac, é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa, e jogado à vontade, sem limites. Eu tinha quase certeza de que isto iria acontecer. Já havia um rumor circulando há algum tempo, o Steam lançou a tal da Team Fortress 2 Free Week, o preço do game sumiu, a Valve não divulgou a semana grátis de TF2, lançou diversos outros títulos free-to-play, etc. Tudo estava muito estranho. Mas finalmente a Valve se manifestou e disse que realmente Team Fortress 2 agora é um game free-to-play. Trata-se de um jogo que já recebeu mais de 200 atualizações, desde o seu lançamento, em 2007, e que possui uma comunidade de jogadores gigantesca.

Tudo isto chega junto com o “Über Update”, segundo a Valve, o maior já lançado para TF2 até agora, e a atualização será automática, como sempre. Segundo Robin Walker, da Valve, a idéia de transformar Team Fortress 2 em um título F2P surgiu com o lançamento do update que intruduziu as microtransações no game. Ainda de acordo com Walker, o jogo será mantido daqui em diante somente através da receita obtida através da venda de itens in-game. Os jogadores também não terão de sofrer com nenhum tipo de publicidade ou assinaturas.

Todos os que compraram Team Fortress 2 receberão um chapéu especial (Proof of Purchase) que poderá ser utilizado em qualquer personagem no jogo. Além disso, quem já havia gasto dinheiro dentro do jogo antes do mesmo se tornar F2P, ou mesmo quem comprou o jogo, se transforma automaticamente em detentor de uma conta premium, a qual possui alguns benefícios, como por exemplo acesso a ítens exclusivos, mais espaço para armazenamento no backpack (300 slots ao invés de 50), etc.

Nada mudou muito, em relação ao game em si, a não ser o fato do mesmo agora ser totalmente gratuito. Atitude ao mesmo tempo bacana e esperta, por parte da Valve. Tenho certeza de que o jogo continuará sendo o que é hoje, e a empresa de Gabe Newell continuará lucrando muito com ele. Jogos free-to-play estão cada vez mais mostrando que a compra de ítens in-game é muito tentadora para quem realmente aprecia o jogo e seu universo, e ninguém pode negar que isto, em relação a Team Fortress 2, é um fato comprovado.

Só achei muito pouco o que ofereceram para quem havia comprado o game. Será que no mínimo não merecíamos o valor do jogo como crédito, através da Steam Wallet? De qualquer forma, segue abaixo o trailer anunciando a ida de Team Fortress 2 para o free-to-play:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=eQ8duKs2Plw&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest