A série de jogos de corrida TrackMania é uma de minhas preferidas, justamente por contar com uma jogabilidade extremamente intuitiva e, ao mesmo tempo, permitir que o jogador coloque a mão na massa, criando pistas mirabolantes, se tiver a paciência e a habilidade necessárias. Loops, rampas, saltos, trechos repletos de vãos e muita adrenalina fazem parte do pacote que a desenvolvedora, NADEO (adquirida pela Ubisoft), nos entrega.

É possível dirigir os veículos apenas com as setas do teclado, aliás, e isto agrada muita gente. O fato de podermos tanto jogar partidas singleplayer e competir contra nossos próprios ghosts, além de participarmos de partidas multiplayer repletas de jogadores em pistas sempre diferentes e interessantes é também um dos maiores atrativos da série. TrackMania é uma série onde, basicamente, compete-se pelo melhor tempo. Pelo melhor resultado. E isto a torna algo bem diferente. Aliás, existe uma versão grátis de TrackMania, a qual é muito bacana.

Em 14 de Setembro de 2011 foi lançado um novo game pertencente à série. Trata-se de TrackMania 2 Canyon, o qual conta com a mesma jogabilidade intuitiva e o mesmo foco na comunidade, além de gráficos muito mais bonitos e pistas muito variadas. Além disso, jogadores extremamente talentosos criam e compartilham suas pistas com outros jogadores do mundo todo, tornando o título, assim como seu antecessor, algo realmente enorme. As partidas multiplayer de TrackMania 2 Canyon podem ser tão interessantes e divertidas que você acaba perdendo a noção do tempo. Até 200 jogadores podem competir ao mesmo tempo, em uma mesma pista, e a comunidade de jogadores já possui mais de 10 milhões de usuários.

Assim como seu antecessor, TrackMania 2 Canyon nos faz muitas vezes repetir o mesmo circuito dezenas de vezes, tentando melhorar nosso tempo. Apesar de sua aparência descompromissada (e ele pode ser um game descompromissado, também, depende muito do perfil do jogador), o título guarda grandes doses de competitividade para os fãs, e muitos desafios, também. Quem jogar Trackmania United Forever, a versão paga to título anterior da série, e logo em seguida jogar seu sucessor, sentirá grande diferença.

Tudo está mais bonito. Paisagens muito bonitas servem como motivação durante cada corrida. Pistas realmente enlouquecedoras podem ser encontradas pelo jogador e, na verdade, tudo isto ocorreu sem que o coração do jogo fosse modificado. TrackMania 2 Canyon é um novo título. Muita coisa foi melhorada. Mas a essência da série está ali presente, e sua comunidade continua muito ativa.

A Ubisoft menciona que em 3 meses a comunidade de jogadores realizou coisas verdadeiramente incríveis. 420 milhões de kilômetros: este é o total percorrido até agora pelos jogadores, online, durante todas as corridas. Um jogador conseguiu atingir 431 metros durante um salto com seu veículo. 300 carros customizados já foram criados e o tempo total de jogo combinado, até agora, é de 221 anos. Ah, jogadores de 92 países já participam da comunidade. Não é pouca coisa, não é? Principalmente se levarmos em consideração o curto período desde o lançamento de Canyon.

Tudo está melhor, neste sucessor. As corridas estão mais realistas, as pistas mais desafiadoras, as curvas mais perigosas e os carros sofrem danos (apenas visíveis, o desempenho dos veículos não é prejudicado). Apesar disto tudo, você não consegue resistir à tentação de, diversas vezes, pressionar backspace ou ENTER, conforme o caso, para realizar uma nova tentativa. É como eu disse: melhorias foram realizadas, e muitas, mas a essência, o coração da série, permanecem inalterados.

Se você joga/jogou os antecessores de TrackMania 2 Canyon e me perguntar se o novo título da série vale a pena, eu te responderei com um sonoro “sim”! A enorme quantidade de servidores e pistas que a Ubisoft coloca nas mãos dos jogadores, aliás, é realmente surpreendente. E, além disso, o jogo continua extremamente leve e não conta com o “always on DRM” da Ubisoft.

As pistas em TrackMania 2 Canyon, por falar nisto, estão ainda mais desafiadoras. Até mesmo as leis da física são extremamente desafiadas pelas tais pistas, as quais fazem muitas vezes o jogador perder o fôlego. Desde o lançamento do título, algumas atualizações já foram lançadas, e para isto, também, existe sua rede, a ManiaPlanet. Mais itens também estão à disposição dos criadores nos dois tipos de editores existentes no game (iniciante e avançado), o que permite a criação de pistas muito mais elaboradas e, quem sabe, realistas e difíceis.

O jogo desafia o jogador a competir já a partir de sua tela inicial, exibindo sua posição no ranking mundial e regional. E para quem não se lembra, é possível utilizar diversos filtros e escolher diversos servidores, do mundo inteiro, incluindo do Brasil. Existe até mesmo a opção de filtrar por região. Outra coisa muito bacana é um certo “senso de realidade”, digamos, que foi introduzido neste novo título da franquia. Você pode perder peças de seu carro durante determinado percurso e, ao passar novamente pelo mesmo lugar, eles ainda estarão lá. É fantástico.

TrackMania 2 Canyon, aliás, é o primeiro título a fazer parte da plataforma ManiaPlanet, a qual contará futuramente com um FPS e um RPG. Se estes seguirem o mesmo estilo “descompromissado pero no mucho” do primeiro título da plataforma, talvez vejamos jogos bem interessantes sendo lançados. Aliás, se estes futuros jogos também contarem com editores, melhor ainda. A comunidade dentro do jogo também é muito ativa e, através do ManiaHome, é possível inclusive enviar mensagens privadas.

Cada jogador também conta com sua própria página pessoal no site maniaplanet.com, através da qual é possível baixar o game, gerenciar amigos, criar contas em servidores dedicados, e mais uma série de coisas. Tudo foi muito bem implementado, e o jogo possui uma aparência muito moderna. Não que os anteriores também não fossem bacanas, mas a NADEO e a Ubisoft conseguiram evoluir algo que já era fora de série.

Eu jogo TrackMania há bastante tempo, e consegui até mesmo inserir um de meus sobrinhos neste “mundo”. Ele gostou bastante dos novos carros de TrackMania 2 Canyon, aliás, os quais parecem estarem mais leves. Isto, entretanto, não deixa de fazer com que variações na velocidade mantenham o carro “preso” à pista ou então o façam girar, capotar, etc: é a perda do controle sobre o veículo.

Este é um jogo focado na comunidade, mas que no entanto não exige do jogador grande comprometimento. Trata-se de um game de corrida onde você corre sempre tentando alcançar melhores tempos, em suma. As melhorias gráficas em TrackMania 2 são surpreendentes, e o jogo conta com gráficos muito bonitos. Em determinados momentos, o jogador pode se surpreender bastante, até.

Como “fã de carteirinha” da série, eu não poderia deixar de conferir este novo título, e este artigo, engavetado por algum motivo que não entendo muito bem, finalmente saiu. E aí, você gosta da série? Pretende comprar TrackMania 2 Canyon? A Ubisoft divulgou um novo vídeo do jogo, chamado “Powered by Players“. Na verdade, ele faz parte de uma série, e mostra o lado social do jogo e muitas das criações da comunidade. É fantástico, dê uma olhada:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=mmXqR09CTco&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest