Tomb Raider parece mesmo bastante promissor, e pelo que tudo indica, quem joga no PC terá muitas vantagens, principalmente porque os requisitos mínimos e recomendados para o jogo não são nem um pouco assustadores. E que tal uma Lara Croft ainda mais bonita, com cabelos mais realistas?

É o que promete a tecnologia TressFX, desenvolvida pela AMD em parceria com a Crystal Dynamics. Quando vi o nome da AMD, pensei logo que a novidade não poderia ser aproveitada por quem possui placas da nVidia. Porém, o pessoal do bit-tech entrou em contato com a AMD, e a resposta foi a seguinte:

“O TressFX não é exclusivo da AMD. Ele funciona em qualquer placa DirectX 11…”

Ufa. Bem, é o que supostamente alguém da AMD disse no bit-tech. Mas o que é esse tal de TressFX? Trata-se do primeiro sistema de renderização de cabelos em tempo real em um jogo para PC. Trocando em miúdos, no novo Tomb Raider, Lara Croft terá cabelos extremamente realistas. A eterna musa dos videogames será ainda mais bonita, no novo título da Crystal Dynamics, e seus cabelos não serão apenas bonitos. Eles reagirão a diversas forças, elementos, ambientes e situações de forma extremamente realista.

Veja abaixo alguns exemplos:

Tomb Raider - Lara Croft - Sem TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Com TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Sem TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Com TressFX Hair

O TressFX, ou TressFX Hair, trata cada fio de cabelo como uma cadeia repleta de ligações, e permite que o vento, a gravidade e até mesmo movimentos de cabeça façam com que o cabelo de Lara Croft (o primeiro jogo que utilizará o sistema) tenha um comportamento mais natural, se movendo e se enrolando de maneira mais realista.

Os cabelos também voltarão gradualmente à sua posição original após algum deslocamento rápido, por exemplo. Digamos que Lara dê um saldo: seremos capazes de observar seu cabelo “se ajeitando”. Além disso, através da detecção de colisão a AMD garante que os fios não se atravessarão nem tampouco atravessarão outros objetos, incluindo outras partes do corpo da protagonista e suas roupas.

“A AMD Graphics e a Crystal Dynamics firmaram uma parceria para revitalizar um dos personagens mais icônicos dos games, Lara Croft, da franquia Tomb Raider. Os desenvolvedores na AMD e na Crystal Dynamics trabalharam em conjunto incansavelmente para aumentar o poder da AMD Radeon para desenvolver o primeiro sistema de  física de cabelos em tempo real do mundo em um game para PC.

O TressFX Hair combina iluminação avançada, física por fio e detecção de colisão para trazer realismo sem precedentes a esta fronteira final da qualidade de imagem em jogos para pc“, disse Matt Skynner, vice-presidente corporativo e gerente geral da AMD Graphics.

Ok, Skynner pode ter forçado um pouco a barra neste último trecho, mas o TressFX Hair é realmente surpreendente. A AMD menciona que placas com a arquitetura Graphics Core Next, como por exemplo as da série Radeon HD 7000, são mais adequadas à tecnologia. Eu ainda quero crer que o pessoal do bit-tech tem razão, e que o que o suposto porta-voz da AMD disse seja verdade: que qualquer placa de vídeo com DirectX 11 possa fazer uso desta interessantíssima nova tecnologia.

A tecnologia utiliza a DirectCompute, a qual faz parte do DirectX. Esta API aqui é utilizada para as simulações de física em tempo real, vale ressaltar. Acredito mesmo que tudo isto não será exclusivo de GPUs da AMD, e que também os PC gamers proprietários de GPUs nVidia poderão curtir uma Lara Croft com cabelos esvoaçantes e mais bonitos e realistas do que nunca.

Creio que cabelos, juntamente com a água, estejam entre os elementos mais difíceis de se reproduzir com fidelidade em um jogo eletrônico. Parece mesmo que a Crystal Dynamics tinha em mente não somente uma reimaginação de Tomb Raider e Lara Croft: o corte de cabelo da heroína também estava nos planos. Cada dia mais este jogo parece tentador, não é?

Fico me perguntando se a divulgação do TressFX Hair fará com que as vendas da versão para PC do título aumentem, uma vez que trata-se de algo exclusivo para esta plataforma. No Steam podemos perceber que o jogo já é o mais vendido, sendo que ele será lançado no próximo dia 05 de Março.

Abaixo você pode conferir mais algumas screenshots do jogo demonstrando a nova tecnologia, incluindo algumas comparações no esquema  “com TressFX Hair e sem TressFX Hair”:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest