TressFX: os belíssimos cabelos de Lara em Tomb Raider para PC

Tomb Raider parece mesmo bastante promissor, e pelo que tudo indica, quem joga no PC terá muitas vantagens, principalmente porque os requisitos mínimos e recomendados para o jogo não são nem um pouco assustadores. E que tal uma Lara Croft ainda mais bonita, com cabelos mais realistas?

É o que promete a tecnologia TressFX, desenvolvida pela AMD em parceria com a Crystal Dynamics. Quando vi o nome da AMD, pensei logo que a novidade não poderia ser aproveitada por quem possui placas da nVidia. Porém, o pessoal do bit-tech entrou em contato com a AMD, e a resposta foi a seguinte:

“O TressFX não é exclusivo da AMD. Ele funciona em qualquer placa DirectX 11…”

Ufa. Bem, é o que supostamente alguém da AMD disse no bit-tech. Mas o que é esse tal de TressFX? Trata-se do primeiro sistema de renderização de cabelos em tempo real em um jogo para PC. Trocando em miúdos, no novo Tomb Raider, Lara Croft terá cabelos extremamente realistas. A eterna musa dos videogames será ainda mais bonita, no novo título da Crystal Dynamics, e seus cabelos não serão apenas bonitos. Eles reagirão a diversas forças, elementos, ambientes e situações de forma extremamente realista.

Veja abaixo alguns exemplos:

Tomb Raider - Lara Croft - Sem TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Com TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Sem TressFX Hair

Tomb Raider - Lara Croft - Com TressFX Hair

O TressFX, ou TressFX Hair, trata cada fio de cabelo como uma cadeia repleta de ligações, e permite que o vento, a gravidade e até mesmo movimentos de cabeça façam com que o cabelo de Lara Croft (o primeiro jogo que utilizará o sistema) tenha um comportamento mais natural, se movendo e se enrolando de maneira mais realista.

Os cabelos também voltarão gradualmente à sua posição original após algum deslocamento rápido, por exemplo. Digamos que Lara dê um saldo: seremos capazes de observar seu cabelo “se ajeitando”. Além disso, através da detecção de colisão a AMD garante que os fios não se atravessarão nem tampouco atravessarão outros objetos, incluindo outras partes do corpo da protagonista e suas roupas.

“A AMD Graphics e a Crystal Dynamics firmaram uma parceria para revitalizar um dos personagens mais icônicos dos games, Lara Croft, da franquia Tomb Raider. Os desenvolvedores na AMD e na Crystal Dynamics trabalharam em conjunto incansavelmente para aumentar o poder da AMD Radeon para desenvolver o primeiro sistema de  física de cabelos em tempo real do mundo em um game para PC.

O TressFX Hair combina iluminação avançada, física por fio e detecção de colisão para trazer realismo sem precedentes a esta fronteira final da qualidade de imagem em jogos para pc“, disse Matt Skynner, vice-presidente corporativo e gerente geral da AMD Graphics.

Ok, Skynner pode ter forçado um pouco a barra neste último trecho, mas o TressFX Hair é realmente surpreendente. A AMD menciona que placas com a arquitetura Graphics Core Next, como por exemplo as da série Radeon HD 7000, são mais adequadas à tecnologia. Eu ainda quero crer que o pessoal do bit-tech tem razão, e que o que o suposto porta-voz da AMD disse seja verdade: que qualquer placa de vídeo com DirectX 11 possa fazer uso desta interessantíssima nova tecnologia.

A tecnologia utiliza a DirectCompute, a qual faz parte do DirectX. Esta API aqui é utilizada para as simulações de física em tempo real, vale ressaltar. Acredito mesmo que tudo isto não será exclusivo de GPUs da AMD, e que também os PC gamers proprietários de GPUs nVidia poderão curtir uma Lara Croft com cabelos esvoaçantes e mais bonitos e realistas do que nunca.

Creio que cabelos, juntamente com a água, estejam entre os elementos mais difíceis de se reproduzir com fidelidade em um jogo eletrônico. Parece mesmo que a Crystal Dynamics tinha em mente não somente uma reimaginação de Tomb Raider e Lara Croft: o corte de cabelo da heroína também estava nos planos. Cada dia mais este jogo parece tentador, não é?

Fico me perguntando se a divulgação do TressFX Hair fará com que as vendas da versão para PC do título aumentem, uma vez que trata-se de algo exclusivo para esta plataforma. No Steam podemos perceber que o jogo já é o mais vendido, sendo que ele será lançado no próximo dia 05 de Março.

Abaixo você pode conferir mais algumas screenshots do jogo demonstrando a nova tecnologia, incluindo algumas comparações no esquema  “com TressFX Hair e sem TressFX Hair”:

Poderá gostar também

18 Comments

  1. E eu me lembro do cabelo da Claire em Resident Evil 2 e o da Rinoa em FF VIII… hehehe

    Reply
    • @Erick,

      Hehehehehe… Bem lembrado. 😀

      @Fefa,

      Hahahaha… Verdade, hein? 🙂 Se bem que a qualidade da imagem não ajudou muito, também (eu salvei como JPG, etc, pra reduzir o tamanho do arquivo).

      Reply
  2. É verdade. O cabelo dela ta bem parecido com o da Rinoa do FFVIII.

    Mas ae, na 1a foto do post com TressFX, ela ta precisando de uma chapinha hein.

    Reply
  3. Parabéns a AMD pelo novo “Efeito”, e outro parabéns por não ser exclusivo para as Radeon ! 🙂

    Reply
    • @Rodolfo,

      Verdade, Rodolfo…hehehe Vamos ver se não vai ser mesmo exclusivo, no final das contas. 😀

      Reply
  4. Acho que minha placa vai peidar com isso aí 😀 Já passou da hora de upgrade, pelo visto. Como não vai dar para investir num rig todo novo (CPU+GPU+MEMO+MOBO), vou começar pela GPU. Será que uma GTX 660 está bom, para começar a pesquisar? 😀

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ

      Mas qual sua placa, Márcio? Está muito abaixo dos requisitos?

      @Rodolfo,

      É, esse é o meu medo, mas até que estou tranquilo em relação a isso. Até mesmo porque não será esse “detalhe” que vai me fazer mudar minha nVidia pra uma AMD, por exemplo (isso se fosse mesmo algo exclusivo).

      Reply
  5. @Marcos

    Realmente, falar é uma coisa, fazer é outra, mas pela política da AMD de não ter “tecnologias egoistas”, creio que funcione nas Nvidia, mas…

    @Marcio Neves Machado
    Uma GTX 660 seria uma boa sim, mas eu pensaria numa GTX 670, que tem quase o depempenho da GTX680, e é menos cara, isso sem falar nas radeon 7950 e 7970, mas tudo depende de quanto quer gastar.

    Ttenho uma GTX570, muito boa placa, só troco pela próxima geração, GTX 7xx ou Radeon 8XXX.

    Reply
  6. @Rodolfo,

    O lance é que uma GTX 670 já está muito salgada para o meu bolso. Se eu compro uma dessas a minha mulher me mata 😀

    Já as GTX 660 que achei por aí já estão beirando o meu limite máximo 🙂

    Reply
  7. @Marcio

    Para ser sincero para meu bolso é muito salgado também, por isso que dou um jeito de comprar no Amazon ou Ebay.

    Reply
  8. @Rodolfo,

    eu poderia tentar arriscar comprar na NewEgg, mandar entregar na ShipTo e redirecionar para cá. Mas fazendo as contas na ponta do lápis e tudo, sai praticamente o mesmo preço de comprar aqui 😛

    Reply
  9. Eu sei que tem uns vendedores do Ebay, que sabem como “cativar” os compradores brasileiros.

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Entendi. É, mas sei não. Se você conseguiu rodar o Sleeping Dogs, por exemplo, e o pessoal da Crystal Dynamics falando que o Tomb Raider vai ser leve, etc, bem capaz que não tenha problemas. Mas…rsrs Vamos torcer. 🙂

      Reply
  10. Só espero que o cabelo não roube a cena dos demais detalhes quando ativado hauhauha.
    Pq seria um saco esse cabelo voando o tempo todo sem necessidade =P

    Reply
    • @Henrique

      Hahahahaha… Eu também. Se bem que, dependendo da cena, o cabelo dá um charme a mais. Vai dizer que não? rsrsrsrs

      Reply
  11. o recurso é foda, mas pra quem tem nvidia que força o dela guela abaixo, esse recurso fica muito pesado.
    ps testei em ati e nvidia e na ati fica fluido, muito natural mesmo, mesmo que ela quase frite.

    Reply
    • @matheus,

      Fica. Até no benchmark dentro do jogo você já percebe. Está jogando já, Matheus? 🙂

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Imperdível! Veja o espetacular trailer de lançamento de Tomb Raider - [...] Raider PC, aliás, contará com novidades muito interessantes, aparentemente rodará em uma ampla gama de computadores, e será um…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest