Aqui no XboxPlus também gostamos de escrever artigos para quem está pensando em adquirir ou acabou de adquirir seu Xbox 360. Ainda mais em época de final de ano, quando é mais provável que esta compra ocorra e você se sinta meio que perdido em relação a algumas coisas sobre seu mais novo console de vídeo-game. Para isto, também, estamos aqui. 🙂

Microsoft PointsO que são Microsoft Points?

Bom, resumindo, os Microsoft Points nada mais são do que a moeda corrente na Xbox Live. A rede da Nintendo trabalha com um sistema semelhante, a PSN trabalha direto com dólares, mas resumindo, ao final das contas, tudo é dinheiro.

Com Microsoft Points, você pode, no Xbox Live Marketplace, o mercado eletrônico da Xbox Live, adquirir jogos Arcade,  pode comprar itens os mais diversos para o seu avatar na Live, tais como roupas e acessórios, pode comprar conteúdo adicional (como por exemplo o DLC Dark Corners, para Gears of War 2), poderia (se não existissem bloqueios por região) comprar e baixar alguns games retail para seu console, através do “Games on Demand“,  pode comprar músicas para seus jogos musicais, tais como Rock Band e Guitar Hero, e poderia comprar e realizar mais algumas outras coisas que também estão, pelo menos por enquanto, bloqueadas para nós, brasileiros (Zune, etc).

Enfim, com Microsoft Points em mãos (ou mais precisamente, em sua conta na Live), você compra no Marketplace, na Xbox Live. Vale ressaltar que cada 100 Microsoft Points correspondem a US$ 1,25. Aí, é só fazer as contas, dependendo do que quer adquirir e da cotação do dólar.

Como utilizar os Microsoft Points

Você pode utilizar e inserir MS Points em sua conta na Live tanto através de seu Xbox 360 quanto através do site do Marketplace. Via console, existem os canais para compra de games Arcade, vídeo, etc, e também para a adição de pontos. Pela web, acho os processos de inserção dos pontos e de compra muito mais fáceis, entretanto, e uma vez concretizada a compra, por exemplo, o download é iniciado assim que você ligar e conectar seu Xbox à Live.

Para fazer login no Marketplace (este tutorial pressupõe que você já tenha uma conta criada na Live norte americana), é sempre melhor utilizar a opção de localização “United States”, pois se utilizar “Brazil” (que vai estar ativa por padrão quando você acessa nela primeira vez, e assim permanecerá enquanto você não alterar), na maioria das vezes você não vai encontrar o que procura.

Para isto, acesse o site do Marketplace e, no canto superior esquerdo, clique sobre o link “Internacional”, ao lado da palavra Brasil:

Marketplace - Localizando

Após clicar no link acima, será exibida uma lista com diversos países. Localize e clique sobre a opção “United States” (o último item da lista), e aí então você passará a acessar o Marketplace dos Estados Unidos. Feita a escolha, você é redirecionado para o site Xbox.com. Faça agora seu login (com os dados do Windows Live ID associados à sua Gamertag), utilizando o item “Sign in”, localizado no canto superior direito da tela. Após clicar em “Sign in”, faça seu login na tela abaixo:

Login na Xbox Live

Feito o login, voce está no site Xbox.com localizado, para os Estados Unidos, e poderá então acessar o Marketplace, para gastar seus Microsoft points: basta clicar no link “Marketplace”, localizado no canto superior direito. Você verá, também, seu saldo atual de Microsoft Points:

Xbox Live Marketplace - Tela inicial

No Marketplace, navegue pelas seções (games, vídeos, avatars, etc), e observe que cada uma dela possui suas próprias subsessões. Em “Games”, por exemplo, é possível ir direto às sessões “Arcade”, “Indie Games”, “Game Demos”, “Game Add-ons”, etc. Você pode também utilizar um prático campo de busca, para pesquisar pelo que bem desejar.

Como comprar no Marketplace utilizando Microsoft Points

Navegue ou pesquise no Marketplace, buscando pelo item desejado. Por exemplo, buscando pelo game “Gears of war 2”, você encontrará todos os itens relacionados ao mesmo, tais como itens para avatar, DLC”s, etc. Basta ir navegando pelas páginas até encontrar o que deseja. Por exemplo, vamos supor que você deseje comprar um boné de Gears of War 2 para seu avatar. Encontrado o item, clique no botão “Download to Xbox 360”:

XboxLive Marketplace - Comprando itens

Clicando no tal botão, é aberta uma espécie de janela popup que contém a descrição do item, seu saldo atual de Microsoft Points, o valor do item, e quantos Microsoft Points restarão pra você após a compra (supondo-se que restem alguns 🙂 ):

Xbox Live Marketplace - Confirmando compra

Basta, agora, clicar no botão “Confirm”, e a compra será realizada e o item adicionado à sua “download queue”, ou “fila de download”. Agora é só você ligar seu Xbox 360 para que o download seja iniciado. No Xbox, você pode utilizar o botão guia do controle, navegar até a opção “mercado” e então utilizar a opção “downloads ativos”, para visualizar o que está sendo baixado. OBS: o Xbox avisa assim que um download é terminado.

Tudo muito simples, não? 🙂

Cartão de Microsoft PointsOnde comprar Microsoft Points

Aqui, na verdade, vou indicar um local muito legal e seguro para você comprar seus Microsoft Points ou cartões de assinatura para Live Gold. Já comprei lá diversas vezes, e a entrega é “eletrônica”, ou seja, você recebe o código em um e-mail, em instantes após o pagamento, ao invés de receber o cartão “físico”. Com o código em mãos, basta inserí-lo em sua conta, procedimento este também muito simples.

Este local é a loja “Maximus Cards“, que vende, além de cartões de Microsoft Points, cartões de assinatura da Live Gold de 3 meses e um ano, por exemplo, e também material similar para a Playstation Network e para a rede da Nintendo.

Para comprar na “Maximus Cards”, entretanto, é necessário possuir cartão de crédito internacional. A loja aceita também Google Checkout e PayPal. Quando compro através de Paypal, lá, recebo o e-mail com o código em questão de segundos após a finalização da compra. É muito rápido. 🙂

Verificação de identidade na Maximus Cards

Após algumas compras, poderá ocorrer de a Maximus Cards demorar um pouquinho para entregar seu pedido (código). Eles vão solicitar alguns dados, tais como sua Gamertag e o Windows Live ID vinculado à mesma. Feita esta confirmação, eles lhe enviam o código e também avisam que você receberá em casa um tipo de cartão postal com uma área que deverá ser raspada, para que um número seja visualizado.

Após conferir este número e informar o mesmo à Maximus Cards através de e-mail, você se torna um cliente certificado, e não precisa mais esperar. 🙂

Uma outra maneira de comprar Microsoft Points, caso você não possua cartão de crédito internacional, por exemplo, é através do Mercado Livre, onde dá até para parcelar através do Mercado Pago: basta encontrar um vendedor idôneo. Já ouvi falar também que algumas lojas, como a FNAC, por exemplo, vendem os cartões “físicos”, mas aí o preço é bem mais caro (e também não pude confirmar tal informação).

Inserindo Microsoft Points em sua Conta junto à Xbox Live

Este procedimento também é bem simples. Estando logado no Marketplace e com o código ref. à quantidade de pontos que comprou em mãos, clique em “My Xbox”, no canto superior direito, e logo depois em “My Account”. Na tela seguinte, no canto esquerdo, clique no link “Redeem Code”. Você será então redirecionado à tela onde deverá digitar o código que recebeu/comprou:

Adicionando Microsoft Points à sua conta na Xbox Live

Insira o código, clique no botão “Redeem”, e os pontos serão adicionados à sua conta.

Vale ressaltar que tanto Microsoft Points quanto cartões para assinatura da Xbox Live Gold podem ser comprados através da Maximus Cards, e o local para inserção dos códigos em sua conta na Live, tanto os de Microsoft Points quanto os de assinaturas Live Gold é o mesmo, conforme descrito acima. O sistema identifica automaticamente que tipo de código foi inserido, e no caso de Microsoft Points, a quantidade.

Finaliando

Bom, é isto, pessoal. Espero que todos apreciem o tutorial, e que ele possa realmente ajudar a quem acabou de adquirir ou ainda vai adquirir seu Xbox 360. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest