Quando escrevi a respeito de Far Cry 5, disse que sentia que a série precisava de uma revitalização. De uma revigorada. Aquela imensa lista de tarefas repetitivas acabou cansando, com o tempo. É um tal de “vai lá buscar tal coisa”, “libera tal posto avançado”, “dá um fim em determinado personagem, etc, etc, que a coisa toda acabou caindo na mesmice.

Tudo bem que muitos jogos contam com tais elementos, e muitos são neles focados. Mas novidades nunca são demais. Mudanças, para o bem, sempre são bem vindas, e foi isto o que a Ubisoft fez com sua franquia mais famosa, em Assassin’s Creed Origins e Assassin’s Creed Odyssey.

Mas voltando a Far Cry, tudo isto, todos estes elementos, toda essa repetitividade, sem novidade alguma, sem elemento novo algum, capítulo após capítulo, cansou muitos jogadores (talvez Far Cry Primal e Far Cry 3: Blood Dragon sejam exceções).

Tudo isto fez com que muitos jogadores se sentissem extremamente entediados. Não que Far Cry 5 seja um jogo ruim: ele é muito bom. Mas a série precisava, ou precisa (afinal, ainda não temos muitos detalhes em mãos sobre o novo jogo anunciado durante esta madrugada), de uma revitalizada.

Far Cry New Dawn

E durante esta madrugada, em meio ao The Game Awards, a Ubisoft anunciou, finalmente, após o pequeno teaser liberado, o novo capítulo da franquia, Far Cry New Dawn, o qual será também uma sequência standalone de Far Cry 5. O trailer de anúncio, aliás, no final, até mesmo exibe Joseph Seed falando algumas palavras e admitindo alguns de seus erros. Pois bem, Far Cry New Dawn será lançado em 15 de Fevereiro de 2019, para PC, Xbox One e PlayStation 4, e custará US$ 39,99.

A história de Far Cry New Dawn acontecerá em um mundo aberto pós-apocalíptico, após uma grande catástrofe nuclear. Também ambientado em Hope County, em Montana, e situado dezessete anos após os eventos que vimos em Far Cry 5, o novo jogo apresentará o jogador a um local radicalmente alterado, dominado por um grupo conhecido como Highwaymen, o qual é liderado por duas irmãs gêmeas, as impiedosas Mickey e Lou.

Far Cry New Dawn

Todo este pano de fundo tem a ver, obviamente, com “aquele” final fatídico de Far Cry 5, com as ações e as consequências dos atos da seita comandada por Joseph Seed. A Ubisoft menciona que o grupo de sobreviventes contará com uma espécie de refúgio, conhecido como Prosperity, à partir do qual serão iniciados e planejados todos os ataques contra o grupo liderado por Mickey e Lou.

Também é mencionado pela desenvolvedora e publisher francesa que diversas zonas estarão à disposição para exploração, incluindo canyons, pântanos e muito mais. Não ficou claro ainda se os locais disponíveis serão limitados a Hope County ou se poderemos viajar para outros locais dos Estados Unidos, até mesmo porque muitas dúvidas ficaram após o final fatídico de Far Cry 5.

Far Cry New Dawn

Mas uma coisa parece certa: o grupo de sobreviventes terá muito trabalho a fazer, e não é difícil encontrarmos semelhanças, ao assistirmos ao trailer divulgado durante esta madrugada, entre o novo jogo e Mad Max, além de RAGE.

Além disso, também é digna de nota a menção, no pequeno teaser exibido antes do anúncio, a armas “malucas” comumente presentes em jogos pós-apocalípticos: isto certamente representará uma adição e tanto à franquia, afinal de contas, jogos com armas convencionais existem aos montes.

Também existirá a necessidade de realizarmos expedições, vale ressaltar, sendo que Far Cry New Dawn está em desenvolvimento pela Ubisoft Montreal, com o apoio da Ubisoft Shanghai, da Ubisoft Kiev e da Ubisoft Bucharest. O jogo também contará, pelo que tudo indica, com a presença de veículos não convencionais e/ou modificados, algo bastante comum em jogos deste tipo. É esperar para ver.

Confesso que fiquei bastante animado com o anúncio. Abaixo você pode conferir o trailer liberado durante o The Game Awards, o trailer de anúncio:

Pin It on Pinterest