Ubisoft: líder no Brasil em vendas de games durante 2012

Ubisoft

Uma pesquisa da GFK apontou a desenvolvedora e publisher francesa Ubisoft como líder do mercado brasileiro em vendas de jogos eletrônicos durante o ano de 2012. 12,8% do total de games vendidos no ano passado no Brasil foram da Ubisoft, e, obviamente, títulos como Assassin’s Creed 3 e Far Cry 3 contribuíram bastante para este grande sucesso.

Não posso deixar de mencionar aqui o quão importante foi o abandono, por parte da empresa, de seu infeliz always-on DRM, e me lembro bastante disto quando começo a jogar Far Cry 3 e AC3. Obviamente, esta é uma pequena digressão, porém, não posso negar que voltei a olhar para a Ubisoft com bons olhos depois que resolveram eliminar a necessidade de conexão constante à internet.

Não posso dizer que tive problemas com tal DRM no passado. Entretanto, conheço muitas pessoas que sofreram bastante, e, afinal de contas, sabemos que tudo isto prejudicou e/ou prejudica apenas quem não deveria ser prejudicado. Voltando ao assunto, vale ressaltar que a Ubisoft obteve esta liderança durante 2012 pela primeira vez em sua história.

Estamos imensamente felizes com esses resultados, que foram conquistados graças aos nossos fãs – são mais de 1,8 milhão de fãs só no Facebook da Ubisoft Brasil – e às inovações dos nossos estúdios. Gostaríamos de agradecer também aos lojistas, jornalistas, youtubers, blogueiros e parceiros, que nos ajudaram a fazer o mercado brasileiro de games crescer de maneira extraordinária em 2012. Juntos, conseguimos oferecer jogos a preços razoáveis, com conteúdo em português e em datas de lançamento muito próximas às dos EUA“, disse Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft no Brasil.

Não podemos deixar de notar também que tudo isto representa bastante para o Brasil enquanto mercado de games. Nosso país cada vez mais faz bonito quando se trata de jogos eletrônicos, e todos estes resultados positivos certamente devem ajudar bastante quando alguma desenvolvedora e/ou publisher estrangeira está “investigando” o mercado nacional tendo em mente aqui entrar.

Temos estúdios trabalhando com grandes publishers, temos empresas internacionais trabalhando de forma séria e firme no país e, afinal, o Brasil passou a ser levado em consideração por algumas gigantes da área.

Segundo a GFK, os games foram a categoria com maior crescimento, na frente de tablets e smartphones, que também tiveram ótimos resultados. Confiamos que esse movimento positivo vá continuar em  2013, com grandes lançamentos para consoles e dispositivos móveis. Já anunciamos Splinter Cell Blacklist e Watch Dogs. Teremos mais surpresas sendo reveladas ainda no primeiro trimestre desse ano“, acrescentou Bertrand Chaverot.

Chaverot acredita bastante no mercado de jogos eletrônicos brasileiro, aliás. Mencionando uma base instalada de cinco milhões de consoles no Brasil, o executivo acredita que “com o aumento do poder aquisitivo e o lançamento de consoles de nova geração, há potencial para crescer três vezes e chegar a 15 milhões de lares em três anos“.

A Ubisoft foi fundada em 1986, na França, e é, como todos sabemos, uma das principais empresas da indústria de jogos eletrônicos, possuindo escritórios em 26 países. Suas vendas globais no ano fiscal 2011-2012 chegaram a € 1,061 bilhão. A empresa possui também um escritório no Brasil, em São Paulo-SP, desde 1999.

Jogos como Assassin’s Creed III, Far Cry 3 e Just Dance 4 foram muito bem recebidos pela crítica. Assassin’s Creed III já vendeu mais de 200 mil unidades em terras tupiniquins, tendo também sido eleito como o melhor game do ano via voto popular no Baixaki Jogos, por exemplo.

Já Far Cry 3 chegou às prateleiras no final do ano e fechou 2012 com chave de ouro, vendendo bastante. Elogiado por fãs (eu incluso), youtubers e jornalistas, o FPS foi eleito o melhor do ano por diversos sites, como por exemplo o UOL Jogos. Just Dance 4 superou 120 mil unidades comercializadas  no Brasil (versões para Xbox 360 com Kinect, PS3 e Wii).

Far Cry 3 foi o melhor lançamento da empresa em 2012, pelo menos para mim. O shooter é espetacular, e espero que conteúdo de verdade seja lançado para ele em breve. Bem, confesso que em relação a Far Cry 3 eu não reclamaria nem um pouco de um bom pacote de mapas por um preço razoável. Incrivelmente, estou me divertindo imensamente com o modo online do jogo, e sentindo falta, já, de novos mapas.

E é isso aí. O Brasil é um mercado fantástico. As palavras de Bertrand Chaverot e o sucesso da empresa e seus jogos no país deixam isto bem claro. E que mais empresas venham e invistam por aqui, é o que eu espero.

Poderá gostar também

5 Comments

  1. Merecido. De todas, ela foi a que mais se dedicou ao Brasil: títulos traduzidos, um até mesmo dublado, preços agressivamente mais em conta nos consoles. Tudo para se fazer mais atraentes ao gamer brasileiro. Mission accomplished 🙂

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Assino embaixo. Ainda quero ver o AC3 dublado, mas tenho certeza que vou continuar só com as legendas…rsrsrs De qualquer forma, parabéns à Ubisoft.

      Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/R,

      Poxa, que bacana. Pena que não é multiplataforma.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Começa o beta aberto de "The Settlers Online" - em português - [...] mesmo de parabéns, sendo uma das empresas que mais investem no mercado brasileiro. Trata-se da empresa que mais vendeu…
  2. Jogos da Ubisoft para Xbox 360, PS3 e Nintendo Wii por R$ 79,90 - [...] vender seus produtos. Vender muito, aliás. Nada errado aqui, entretanto, e se a gigante francesa obteve resultados muito bons…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest