SBGames 2012Morte? Cemitério? Velas? Tudo bem, você pode “comemorar” o Dia de Finados da maneira que bem entender: somos livres, e todas as crenças e formas de pensamento devem ser respeitadas.

Eu mesmo já fui a cemitérios nestes feriados, anos atrás, com minha mãe. Mas hoje não faço mais isso (mesmo porque não vejo mais sentido – mas lembre-se: esta é a minha opinião 🙂 ).

E que tal comemorar o Dia de Finados de uma maneira bem diferente? De uma maneira prazerosa? Testando mais de 200 jogos desenvolvidos por empresas brasileiras? Se você estiver em Brasília no dia 02 de Novembro, poderá fazer isto. O SBGames 2012, que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, contará este ano inclusive com uma feira aberta ao público, com entrada franca, desfile GeekGirl e concurso de cosplay, além de outras atrações.

O evento, que durará 3 dias, contará com a presença de estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários, além de representantes do governo e personalidades estrangeiras, no XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Isto sem falar em uma área de 3.000 metros quadrados que abrigará uma feira aberta ao público, sendo que a organização do evento espera que mais de 20.000 pessoas compareçam.

O simpósio deste ano tem por objetivo, segundo os organizadores, delinear ações e políticas para o fortalecimento do mercado e da indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil. Já a feira tem por objetivo mostrar à sociedade o quão atrativa pode ser a área de desenvolvimento de jogos, e que ela também pode representar uma opção profissional aos jovens (e que opção!). Resumindo: deixar bem claro que games não são (só) brincadeira e que esta indústria vem crescendo bastante.

Palestras, jogos e atrações poderão agradar a jogadores e visitantes, e, claro, a feira também permitirá que os visitantes conheçam um pouco deste complexo e muitas vezes escondido universo. O Festival de Jogos Independentes 2012 selecionará as melhores criações brasileiras dentre mais de 170 jogos para computadores, celulares e tablets. Todos estes jogos, vale lembrar, poderão ser testados pelos visitantes no estande do Banco do Brasil, e o público também poderá votar em seus preferidos.

Estandes individuais na área de exposições contarão com mais 30 desenvolvedores brasileiros que exibirão seus jogos para os visitantes que desejarem saber mais a seu respeito ou até mesmo testá-los. Haverá também o Kinect-Quimera, onde o participante poderá criar um alter-ego na tela de uma TV, e o IdAnce, uma pista de dança digital

Jogos e simuladores virtuais usados pelas Forças Armadas serão também expostos ao público, e serão tema de um workshop de Simulação Militar. Ah, é claro: haverá também um concurso de cosplay aberto ao público, o qual será realizado na sexta e no sábado, e os ganhadores poderão levar para casa consoles Xbox 360 e Nintendo Wii. Bacana, não?

Particularmente, gostaria muito que o SBGames acontecesse em São Paulo. Além de toda a programação acadêmica, teremos também todos estes extras muito mais do que bem vindos, os quais podem deixar muitos jogadores extremamente animados. O SBGames é promovido há 11 anos pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (ABRAGAMES).

Você pode encontrar mais informações no site do próprio evento, aliás. E tudo isto nos leva mais uma vez a pensar no quão importante se torna cada vez mais o Brasil no cenário de desenvolvimento de games e na própria indústria de games, a nível mundial. Hoje tempos por aqui presença marcante de diversas empresas da área, e já começamos a notar um certo aumento no número de lançamentos com áudio e/ou legendas em pt-BR. Teremos em breve uma versão localizada do Steam, falando nisso. E eu quero é mais, desde que sejamos tratados com o respeito que merecemos, é claro.

Confira abaixo mais detalhes sobre o SBGames 2012:

SBGames 2012
De 2 a 4 de novembro
Horários com entrada franca:
Sexta-feira (2/11): 13h às 20h
Sábado (3/11): 13h às 19h

Domingo (4/11): 9h às 15h

Horários com ingresso para o simpósio:
Sexta-feira (2/11): 9h às 21h
Sábado (3/11): 9h às 21h

Domingo (4/11): 9h às 17h

Local: Centro de Convenções Ulysses GuimarãesBrasília – DF

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest