Xbox 360Entre 600.000 e um milhão de Xbox 360 foram banidos da Xbox Live recentemente, devido, basicamente, a modificações no console visando a utilização de jogos piratas.Não vou discutir aqui detalhes sobre a pirataria e/ou suas causas e motivações, deixo isto com a consciência de cada um. Só digo que sou totalmente contra a pirataria.

Mas a Microsoft tinha, tem e sempre terá o direito de executar ações assim, e ela o faz periodicamente. Esta não é a primeira vez nem tampouco será a última.

Quem é banido recebe uma mensagem meio que “genérica” dizendo que, devido à infração dos termos de uso do serviço o console foi banido. Simples assim.

Nada de firulas, explicações e/ou gentileza. Nada impede, é claro, que o usuário compre outro console bloqueado e continue usufruindo dos serviços. Apenas o console foi banido.

Algo sobre números

Vale ressaltar que o serviço Xbox Live tinha ao redor de 20 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, o que significa que o banimento representou uma perda de mais ou menos 5% de usuários/consoles conectados. É claro que se tratavam de usuários “pagantes”, mas pagantes pelo serviço Xbox Live, apenas, e que se utilizavam de subterfúgios os mais diversos para rodarem jogos piratas e não serem “pegos” pela Microsoft nessas “ban waves”.

Sobre a pirataria

É claro que é muito difícil acabar com a pirataria, e eu mesmo acho isto impossível, pelo menos do jeito que as coisas estão hoje em dia, onde a legislação é frouxa, cheia de brechas, e vende-se, nos camelôs, por exemplo, títulos ainda nem lançados por menos de R$ 20,00, algumas vezes. Mas iniciativas como este recente “ban” em massa por parte da Microsoft ajudam um pouco a, talvez, concientizar os usuários, principalmente quando estes pararem pra pensar no que perderam ao serem banidos de um serviço como a Live, onde paga-se, atualmente, algo em torno de R$ 7,00 mensais (feitas as devidas conversões) para usufruir-se de diversos recursos muito legais.

O que ocorre com um Xbox 360 banido da Live?

Bom, um Xbox banido da Live, nunca mais se conecta à rede e impossibilita seu dono de jogar online, mesmo utilizando jogos originais. Além disso, um dos recursos mais interessantes do Xbox 360, a instalação de jogos no HD, que além de poupar o leitor de DVD ajuda a diminuir o aquecimento do console, fica inacessível.

E, venhamos e convenhamos: que graça tem um console de última geração, como o da Microsoft, ser utilizado de forma isolada, sozinho, longe da live e permitindo apenas partidas offline, em completa e eterna solidão? 🙂

Via: Edge-Online

Pin It on Pinterest