Uma olhada rápida no editor de mapas de Far Cry 3

Gosto muito de editores de mapas e níveis em jogos eletrônicos. O editor de mapas de Far Cry 3, por falar nisso, é realmente ótimo. Ao contrário do que acontecia no título anterior da franquia, aqui podemos utilizar personagens controlados pela inteligência artificial do jogo.

Obviamente, se assim fizermos o mapa não passará pelo processo de validação e não poderá ser compartilhado e utilizado em partidas multiplayer. Entretanto, é possível criarmos nossas próprias aventuras. Aventuras que não serão compartilhadas, é claro. Pelo menos não pelas vias normais.

Far Cry 3

O editor de Far Cry 3 permite que criemos mais que “simples” mapas para o ótimo modo online do jogo. Podemos dar asas à imaginação e dar vida a trabalhos bem interessantes. Comecei a “brincar” com a ferramenta esses dias, e ontem finalizei meu primeiro mapa.

Far Cry 3

Já compartilhei uma versão do mesmo (Mountains all around – OK, o nome não é muito original), a qual, entretanto, não possui veículos utilizáveis, personagens nem animais. Estes são alguns dos pré-requisitos, e eles variam conforme o “modo de jogo alvo”. Neste caso, o mapa pode ser jogado por até 16 jogadores, e é para o “Team Deathmatch”. Obviamente, é preciso inserir também todos os spawn points requeridos.

Também realizei algumas modificações neste mesmo mapa, o salvei com outro nome e o guardei. Aliás, se alguém quiser dar uma conferida nele em seu próprio computador, basta pedir. Creio que basta copiar e colar o arquivo na pasta correta para acessá-lo, modificá-lo e jogá-lo (não tenho certeza, mas não custa tentar).

Far Cry 3

Nesta versão offline de Mountains all around, procurei criar um pequeno cenário caótico. Jogável, é claro, mas também “observável”. Inseri veículos utilizáveis, armas, peixes e até uma tartaruga em um lago, e também inseri facções rivais que, então, se enfrentam. Fiz questão de utilizar também diversos animais selvagens, os quais acabam atacando indiscriminadamente os dois grupos. Ou seja, temos aqui um cenário caótico e sangrento.

Para a criação de Mountains all around (inclusive o offline) parti de um cenário em branco. O editor é poderoso e, ainda assim, extremamente amigável. Moldei o terreno como bem quis, criei montes, elevações e lagos, mas por enquanto não criei nada rebuscado.

Far Cry 3

Vale também lembrar que o editor possui milhares de itens que podem ser utilizados pelo jogador/criador. Tentei criar um mapa grande e circundado por altas montanhas. Inseri vegetação, inclusive rasteira, e também uma queda d’água, local próximo do qual se encontram alguns crocodilos.

Far Cry 3

Criei também um grande lago repleto de vida, e podemos atravessá-lo tanto a nado quanto através de uma ponte de madeira. Também gravei um vídeo de gameplay deste mapa. Um vídeo de gameplay deste nível, para ser mais preciso. Ou, quem sabe, deste pequeno desafio.

No início do vídeo navego pelo mapa sem entrar no jogo, para fornecer uma visão geral do mesmo. Logo em seguida entro no jogo (podemos testar os mapas durante a criação, quantas vezes desejarmos) e observo o combate que se inicia logo abaixo da torre onde me encontro. É muito bacana: podemos até mesmo criar pequenos filmes, quem sabe.

E, depois disso, desço da torre, empunho minha arma e parto para a luta. Vale lembrar que este mapa é meu primeiro trabalho no editor de Far Cry 3, portanto, peço desculpas por qualquer falha. Pretendo criar mais mapas, é claro, pois adoro este tipo de coisa. Prometo compartilhar os próximos aqui com vocês, também.

Enquanto isso, fiquem com o vídeo:

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14 Comments

  1. gostei mesmo, agora me falta a verba pra comprar, mas assim como você eu me interesso muito por editores, creation kit que o diga….

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    • @matheus,

      É, esse sim é um dos melhores de 2012. Com esse editor, então, nem se fala. Mas e aí, você trabalha com o Creation Kit da Bethesda, Matheus? 🙂

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  2. sim, mas apenas no básico, ainda estou aprendendo a criar magias npcs e dungeons com materiais novos, a primeira mod que eu fizz foi de aumentar a dificuldade aumentando o dano e reduzindo a defesa de tudo.

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    • @matheus,

      Que legal. Mas e aí, o kit é muito complexo? Você chegou a compartilhar seu mod? 🙂

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  3. eu não compartilhei devido a imcompatibilidade que os outros player iam ter por que tenho as expansões e usei elementos delas nos mods, mas ele não é complexo, mas exige planejamento pois ele tem possibilidades infinitas e isso tenta a gente a colocar tudo de uma vez, a primeira que fiz foi uma cidade níivel de cidade, ela cobriu um vale e as montanhas ao redor, ficou em 1.6GB, e na hora de carregar levou 6 min pra abrir o jogo, mas ela ficou como NY, mas é aquela dica antiga, fazzer o básico e ir desenvolvendo os detalhes, mas como eu sou detalhista, acho que exagerei rs, e adicionei eventos tambem com scripts personalizados, acho que foi isso que pesou tudo.

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    • @matheus,

      Ah, sim. Poxa, 1.6 GB? Mas Matheus, tenho esse mesmo problema. Muitas vezes sou bastante detalhista. Nunca cheguei a ver a cara do Creation Kit, porém. Talvez dê uma fuçada uma hora dessas.

      Reply
  4. ficou grande por causa das texturas minhas e scripts imensos

    Reply
    • @matheus,

      Imagino. Começamos a prestar atenção em detalhes, e esse tipo de coisa sempre cresce. Não tem jeito.

      Reply
    • @matheus,

      Puxa, já está aberto em uma aba. Adoro esse tipo de coisa! 🙂

      E pode deixar que te chamo sim. Respondi teu e-mail também, sobre aquela matéria. 😉

      Reply
  5. blz, mas haja paciencia por que é muito demorado sair tudo perfeito, espero que o do far cry 3 seja mais fácil de usar
    .

    Reply
    • @matheus,

      Ah, sim. O editor do Far Cry 3 é bem amigável. Mas, com certeza, pra bons trabalhos, detalhados, etc, tem que ter paciência e muito tempo disponível.

      Reply
  6. Cara preciso de ajuda, fiz um mapa (ficou bem mais ou menos porque e o meu primeiro mapa) Mas nao consigo validar, acho que e porque falta o filme final. Tem como m e ajudar com isso !? Modo do jogo TEM DATH MATCH.. Desde ja agradeço.

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    • Olá Petrus!

      Puxa, amigo, eu preciso abrir e começar a mexer no editor novamente. Já faz um tempo. Mas existem requisitos que inclusive precisam ser validados. E isso, inclusive, depende do modo de jogo que você escolher. Chegou a ver, acho que no lado direito, onde muda o modo de jogo, os requisitos?

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  1. Diversão em missões "Outpost" e "Wanted Dead" em Far Cry 3 - [...] de armas são algumas das divertidas atividades extras de Far Cry 3. Como se já não bastasse o fantástico editor…

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