Gosto muito de editores de mapas e níveis em jogos eletrônicos. O editor de mapas de Far Cry 3, por falar nisso, é realmente ótimo. Ao contrário do que acontecia no título anterior da franquia, aqui podemos utilizar personagens controlados pela inteligência artificial do jogo.

Obviamente, se assim fizermos o mapa não passará pelo processo de validação e não poderá ser compartilhado e utilizado em partidas multiplayer. Entretanto, é possível criarmos nossas próprias aventuras. Aventuras que não serão compartilhadas, é claro. Pelo menos não pelas vias normais.

Far Cry 3

O editor de Far Cry 3 permite que criemos mais que “simples” mapas para o ótimo modo online do jogo. Podemos dar asas à imaginação e dar vida a trabalhos bem interessantes. Comecei a “brincar” com a ferramenta esses dias, e ontem finalizei meu primeiro mapa.

Far Cry 3

Já compartilhei uma versão do mesmo (Mountains all around – OK, o nome não é muito original), a qual, entretanto, não possui veículos utilizáveis, personagens nem animais. Estes são alguns dos pré-requisitos, e eles variam conforme o “modo de jogo alvo”. Neste caso, o mapa pode ser jogado por até 16 jogadores, e é para o “Team Deathmatch”. Obviamente, é preciso inserir também todos os spawn points requeridos.

Também realizei algumas modificações neste mesmo mapa, o salvei com outro nome e o guardei. Aliás, se alguém quiser dar uma conferida nele em seu próprio computador, basta pedir. Creio que basta copiar e colar o arquivo na pasta correta para acessá-lo, modificá-lo e jogá-lo (não tenho certeza, mas não custa tentar).

Far Cry 3

Nesta versão offline de Mountains all around, procurei criar um pequeno cenário caótico. Jogável, é claro, mas também “observável”. Inseri veículos utilizáveis, armas, peixes e até uma tartaruga em um lago, e também inseri facções rivais que, então, se enfrentam. Fiz questão de utilizar também diversos animais selvagens, os quais acabam atacando indiscriminadamente os dois grupos. Ou seja, temos aqui um cenário caótico e sangrento.

Para a criação de Mountains all around (inclusive o offline) parti de um cenário em branco. O editor é poderoso e, ainda assim, extremamente amigável. Moldei o terreno como bem quis, criei montes, elevações e lagos, mas por enquanto não criei nada rebuscado.

Far Cry 3

Vale também lembrar que o editor possui milhares de itens que podem ser utilizados pelo jogador/criador. Tentei criar um mapa grande e circundado por altas montanhas. Inseri vegetação, inclusive rasteira, e também uma queda d’água, local próximo do qual se encontram alguns crocodilos.

Far Cry 3

Criei também um grande lago repleto de vida, e podemos atravessá-lo tanto a nado quanto através de uma ponte de madeira. Também gravei um vídeo de gameplay deste mapa. Um vídeo de gameplay deste nível, para ser mais preciso. Ou, quem sabe, deste pequeno desafio.

No início do vídeo navego pelo mapa sem entrar no jogo, para fornecer uma visão geral do mesmo. Logo em seguida entro no jogo (podemos testar os mapas durante a criação, quantas vezes desejarmos) e observo o combate que se inicia logo abaixo da torre onde me encontro. É muito bacana: podemos até mesmo criar pequenos filmes, quem sabe.

E, depois disso, desço da torre, empunho minha arma e parto para a luta. Vale lembrar que este mapa é meu primeiro trabalho no editor de Far Cry 3, portanto, peço desculpas por qualquer falha. Pretendo criar mais mapas, é claro, pois adoro este tipo de coisa. Prometo compartilhar os próximos aqui com vocês, também.

Enquanto isso, fiquem com o vídeo:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest