Uma pequena viagem pela Europa em Euro Truck Simulator 2

Euro Truck Simulator 2 foi lançado há poucos dias atrás. Trata-se do mais novo título da SCS Software, empresa sediada na República Checa e especializada no desenvolvimento de simuladores. O jogo é fantástico, e permite que o jogador visite diversos locais na Europa. Claro, a trabalho.

Alemanha, Reino Unido, Holanda, França, Polônia, Áustria e Itália são alguns dos destinos que podemos escolher. Ao iniciar o jogo, devemos criar uma empresa, dando-lhe um nome e tudo. O jogo reproduz até mesmo a dificuldade enfrentada por muitas novas empresas, de diversas maneiras.

Euro Truck Simulator 2

Uma delas é não dar ao jogador um caminhão próprio, logo de cara. Não, temos de trabalhar como funcionários de outras empresas, antes, usando seus caminhões e ganhando menos, para então sermos capazes de comprar nosso primeiro caminhão, sendo que o modelo mais simples custa cerca de 100 mil Euros. É possível que, dependendo de seu desempenho, o banco lhe ofereça um empréstimo, dentro de algum tempo, e isto pode, portanto, agilizar bastante as coisas.

Isso é algo muito bacana em Euro Truck Simulator 2, uma vez que o jogador terá de prestar bastante atenção ao número de parcelas, aos juros e também ao pagamento das parcelas, que deve ser realizado diariamente. Caso não exista dinheiro em caixa, podemos “cair no cheque especial”, mas aqui também existe um certo limite: o banco não vai nos ajudar para sempre.

Euro Truck Simulator 2

Trabalhando direito, é perfeitamente possível, entretanto, pagar tais parcelas e ainda lucrar. Podemos possuir diversos caminhões, aliás. Uma enorme frota pode ser formada, e também podemos contratar motoristas para trabalhar em nossa empresa. Cada um deles possui, obviamente, níveis de habilidade distintos, e vale lembrar que eles terão também de receber um salário.

Tudo isto sairá dos cofres de nossa empresa de transportes, e é importante salientar que assim que passamos a dirigir nosso próprio caminhão, também temos de arcar com os custos de combustível e manutenção, dentre outras coisas (tudo isto era pago pelo nosso empregador, anteriormente).

Dirigir os caminhões de Euro Truck Simulator 2 é algo muito bacana. Tudo é bem realista, inclusive o próprio trânsito. Temos várias câmeras à disposição e podemos nos deparar até mesmo com motoristas “lerdinhos” e/ou com malucos capazes de nos causarem problemas. Multas são aplicadas caso ultrapassemos faróis vermelhos ou no caso de colisões. Ou seja: também corremos o risco de entregar um frete e recebermos muito pouco dinheiro, devido a estas despesas indesejadas.

Enquanto você é funcionário de alguma empresa, tudo é mais simples: você já começa dentro do caminhão, na origem, e só tem de ir até o destino entregar a carga. Porém, quando você trabalha com seus próprios caminhões, tem de buscar a carga, na origem, e então levá-la até seu destino (a duração da “missão” pode, dependendo do trajeto, dobrar). Existem diversos tipos de cargas que podem ser transportadas, e pontos de experiência vão sendo obtidos pelo jogador conforme seu progresso.

Euro Truck Simulator 2

Podemos também aplicá-los em especializações que desbloquearão novos tipos de trabalhos/cargas: explosivos e outros tipos de cargas perigosas, trechos mais longos, etc. Para os amantes da mais pura simulação, é possível também deixar de utilizar a troca de marchas automática e utilizar inclusive a embreagem. Ou seja, aí tudo ficará mais realista e desafiador ainda.

Um trabalho em Euro Truck Simulator 2 pode durar alguns bons minutos (ou horas, ou dias, depende muito). Tempo durante o qual podemos observar belíssimas paisagens e cenários bem diferentes. Podemos ir de um país a outro e até mesmo observarmos mudanças climáticas dinâmicas. Quando a chuva cai tudo fica mais bacana ainda, e os limpadores de para-brisa devem ser ligados rapidamente. Dia e noite se alternam de maneira fantástica, e de noite, obviamente, todo o cuidado é pouco.

Enfim, Euro Truck Simulator 2 é um ótimo simulador. Vale lembrar também que o jogo se encontra totalmente localizado. Totalmente em português do Brasil, e segundo Pavel Sebor, CEO da SCS Software, o Brasil representa um grande mercado para sua empresa (eu tinha a errônea ideia de que este tipo de jogo não era muito apreciado por aqui).

Euro Truck Simulator 2

Quando conversamos a respeito de outro simulador de sua empresa, Scania Truck Driving Simulator, Pavel me disse que o Brasil estava entre os “top 10″ na lista dos países cujos jogadores adquirem o jogo através de seu website. Fiquei ao mesmo tempo surpreso e contente. E se você aprecia este tipo de jogo, não deixe de baixar a demo.

Bem, gravei um pequeno vídeo de gameplay de Euro Truck Simulator 2. Dê uma olhada:

Poderá gostar também

6 Comments

  1. O jogo parece fantástico, mais um para acabar com o pouco que resta da minha vida social rs…
    Também fiquei muito feliz em saber que estamos no Top 10 da empresa, geralmente só chegam notícias ruins.

    Reply
    • @Hideki Tm,

      Fantástico é pouco, Hideki! :) Ele é muito, muito bom. Realmente, pode acabar com a vida social de qualquer um, e nem é um MMO…hehehehe

      Nossa, fiquei abismado quando ouvi isso. Estamos nos top 10. Ou seja, os brasileiros compram bastante este estilo de jogo. Muito legal. E aí, baixou a demo dele? rsrs

      Reply
  2. @Marcos A.T. Silva, nem pensar em baixar a demo, se eu fizer isso e gostar do jogo, minha mulher vira o demo rsrsrs.

    Reply
    • @Hideki T,

      Hehehehehe… É muito provável que você goste. Melhor não então. :)

      Reply
  3. wow, fantastic baby♫♪
    adorei, vai pra minha lista do que comprar em dezembro

    Reply
    • @matheus,

      Hehehehehe… Jogão. Ontem fiz um percurso de cerca de 300 KM, não levei nenhuma multa, etc. Só tive de parar pra descansar (até isso tem no jogo). Você vai ficando cansado, boceja, a visão vai escurecendo. Muito bacana!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>