Adoro puzzles, e por incrível que possa parecer, aqueles mais difíceis são motivo de muita felicidade para mim, tão logo eu consiga entendê-los. Não que eu goste de sofrer, é claro. Ocorre que uma parte de mim adora descobrir como as coisas funcionam, e esta mesma parte adora lidar com este novo conhecimento, posteriormente. SpaceChem, desenvolvido pela Zachtronics Industries, é um jogo muito interessante, lançado em Março deste ano.

Trata-se de um título que tem a ver com química, com engenharia e com diversos elementos relacionados. É claro que não se pode esperar de SpaceChem a maioria das complexidades e elementos pertinentes a estas disciplinas/profissões/cursos, entretanto, o game surpreende bastante ao colocar o jogador no papel de um engenheiro que tem de lidar com átomos e moléculas. O jogador encarnará um funcionário “in-game” da empresa SpaceChem, e lidará com transformações de substâncias químicas. Em cada desafio o jogador será apresentado (e deverá utilizá-los) a uma série de instruções e elementos químicos que deverão ser, então, processados.

O desafio é bem grande, vale lembrar. O título da Zachtronics Industries conta com um breve tutorial, o qual ensina o básico ao jogador, entretanto. Mas é algo bem básico. O jogador deverá quebrar bastante a cabeça. De qualquer forma, trata-se de um puzzle fantástico e bem inovador, o qual conta inclusive com leaderboards e com a possibilidade de gravar suas soluções e enviá-las para o Youtube. Um update (também gratuito) em 02 de Maio adicionou a SpaceChem um editor de níveis muito bacana, além de 12 níveis extras. Níveis criados pelos jogadores também podem ser compartilhados, o que aumenta bastante o fator replay do jogo.

SpaceChem é um ótimo puzzle, o qual também pode ser jogado em português, espanhol, francês, alemão e russo, além do inglês “default”. Ele também já conta com mais de 120 puzzles, e sua belíssima trilha sonora foi composta pelo artista Evan Le Ny. Se você quiser conferir SpaceChem antes de comprá-lo, por exemplo, também existe uma demo disponível no Steam.

Este novo update gratuito lançado para o game introduziu no mesmo um modo “sandbox”, através do qual é possível criar qualquer tipo de nova combinação, da forma que o jogador desejar. A gama de novas possibilidades aqui aberta é enorme, e para celebrar o lançamento deste novo modo de jogo, a desenvolvedora resolveu também lançar um concurso, onde os jogadores que construírem “pipelines” realmente fantásticas através do modo sandbox ganharão versões físicas de SpaceChem.

O que você deve construir? Não tenho ideia. Suspeito que algumas pessoas irão construir computadores moleculares, mas não é somente isto que estamos procurando. Seja o que for, deve aumentar os limites da ‘falsa ciência’ da engenharia de reação e deve realizar algo que a maior parte dos jogadores de SpaceChem seja capaz de entender“. Estas palavras contidas no press release são muito interessantes, e me fazem ficar imaginando o quão bacanas poderão ser as criações enviadas à Zachtronics Industries.

Para participar, os jogadores devem enviar suas criações até o dia 01 de Janeiro de 2012, para o e-mail  zach [arroba] zachtronicsindustries.com. Os trabalhos devem ser acompanhados de um texto explicativo em inglês, e tal texto deve conter no máximo 500 palavras.

Como não existe ainda nenhuma maneira de exportar uma solução específica, os “save files” de SpaceChem deverão ser enviados anexados ao e-mail. Eles podem ser encontrados nos seguintes locais:

Windows XP: C:\Documents and Settings\USERNAME\Local Settings\Application Data\Zachtronics Industries\SpaceChem

– Windows Vista / 7: C:\Users\USERNAME\AppData\Local\Zachtronics Industries\SpaceChem

– Linux / Mac: ~/.local/share/Zachtronics Industries/SpaceChem

Independentemente de qualquer coisa, até mesmo do prêmio, tenho certeza de que concursos como estes devem motivar bastante quem aprecia um bom puzzle. Isto sem falar no fato de que SpaceChem é um daqueles puzzles a respeito dos quais podemos dizer que realmente levam o gênero ao qual pertencem muito a sério. SpaceChem agora se tornou um game melhor ainda, com a introdução do “sandbox mode”. Se puder, dê uma conferida na demo do game, lembrando que ele também sofreu um “price drop” e agora custa US$ 9,99.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest