Isto não me surpreende. Todos estamos acompanhando o enorme crescimento do “mercado mobile“, e a Valve, empresa que sempre está antenada no mercado e “pensa lá na frente”, acaba de anunciar seu aplicativo para dispositivos iOS e Android. A app gratuita ainda se encontra em beta fechado, mas qualquer pessoa já pode baixá-la, realizar login em sua conta no Steam através da própria app e então manifestar interesse em participar do beta.

Usuários serão aceitos no beta aos poucos, segundo a Valve, e não duvido nem um pouco que este closed beta muito em breve se transforme em um open beta. Tudo parece já estar muito bem encaminhado, e se você utiliza o Steam e possui um iPhone, um iPod touch, um iPad ou algum dispositivo Android, baixe o aplicativo e tente participar do beta fechado. Não custa nada e, como já se pode perceber, a experiência poderá ser muito bacana.

Steam Mobile App permitirá que os jogadores conversem com seus amigos, naveguem pelas comunidades do Steam e também por perfis de usuários, visualizem screenshots e outros tipos de conteúdos gerados pelos usuários, leiam notícias e fiquem por dentro das promoções e lançamentos do Steam. Que bacana. Agora teremos um “pequeno Steam” em nossos smartphones e tablets.

A App Steam vem de muitas solicitações diretas de nossos clientes. Ver quais amigos estão online e jogando um game, enviar mensagens rápidas, ver screenshots de um próximo game ou agarrar uma venda – estes são todos recursos que os clientes solicitaram. A mobilidade está mudando o modo como as pessoas interagem, jogam games e consomem mídia, e a App Steam é parte de nosso compromisso de atender as demandas dos clientes e expandir a funcionalidade do Steam para torná-lo mais rico e mais acessível para todos“, disse Gabe Newell, co-fundador e presidente da Valve.

Fico imaginando o que virá depois disso. Não somente em relação à App Steam, mas também em relação aos resultados que ela poderá provocar no mercado de jogos eletrônicos como um todo. Trata-se do primeiro aplicativo para smartphones e tablets totalmente focado em uma plataforma de jogos para PC, como é o caso do Steam. Chats, conexão constante com nossa lista de amigos, informações “piscando” à todo momento em nossos aparelhos, informando o que nossos amigos estão jogando, compras, notícias sobre promoções e lançamentos, etc.

O Steam parece mesmo querer abocanhar o mercado de jogos para PC. Uma enorme fatia, eu diria. E, como sempre, ele o faz de maneira bacana, com recursos e opções de cair o queixo, e nos oferece, mais uma vez, um recurso gratuito. Um aplicativo gratuito.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest