E hoje é dia de jogos gratuitos aqui no XboxPlus. Nada mal. A Valve acaba de anunciar a introdução de suporte a jogos free-to-play no Steam. 5 jogos  já foram anunciados e estão disponíveis, aliás: Spiral Knights, da Sega, Forsaken World, da Perfect World, Champions Online: Free for All, da Atari, Global Agenda: Free Agent, da Hi-Rez Studios, e Alliance of Valliant Arms (AVA). Estranhamente, ainda não consegui encontrar Alliance of Valliant Arms no catálogo do steam, mas acredito que até o próximo domingo ele aparecerá.

Todos os jogos free-to-play acima mencionados contêm elementos de MMO e RPG, e a partir de amanhã, iniciando com Spiral Knights, e finalizando no próximo domingo, com AVA, todos os jogos oferecerão exclusivos itens in-game aos jogadores que testarem o “F2P game of the day”, no Steam. Todos os títulos também contarão com suporte a microtransações, utilizando sistema próprio do Steam, o qual está disponível para parceiros e é inclusive utilizado em Team Fortress 2.

A introdução dos jogos ‘free-to-play’ é outro exemplo da constante evolução do Steam. Jogos ‘free-to-play’ oferecem novos gêneros e experiências de jogo para os clientes, enquanto oferecem a desenvolvedores e publishers novas oportunidades de rendimento e a capacidade de atingir clientes em áreas do mundo onde o modelo tradicional de bens embalados é menos popular que o F2P“, disse Jason Holtman, diretor de desenvolvimento de negócios da Valve.

A Valve promete divulgar mais detalhes sobre os “F2P game of the day” e seus respectivos conteúdos “in-game”durante os próximos dias. É, a Valve não está mesmo para brincadeira. O Steam possui mais de 1500 jogos em seu catálogo, sendo atualmente o maior distribuidor digital de games do mundo. A empresa de Gabe Newell agora encontrou um outro nicho onde com certeza também irá ganhar muito dinheiro.

Todos sabemos que as tais microtransações são muito atrativas, dependendo do perfil do jogador, porém o simples fato do jogo ser disponibilizado de forma gratuita, e qualquer pessoa ser capaz de jogá-lo sem pagar um tostão já é algo fantástico. O Steam se consolida cada vez mais como uma fantástica plataforma focada no PC, além do fato de ser também uma loja online. E quem não gosta de um jogo gratuito?

É por essas e outras que gosto muito tanto da Valve quanto do Steam. Recursos fantásticos. Promoções fantásticas. Platafoma fantástica. Preços fantásticos. E agora: jogos de graça. Fiquem ligados, principalmente nos tais “F2P game of the day”. 🙂

[Atualizado] Depois do que o leitor Heitor disse, nos comentários, fui conferir no Steam US e lá o jogo “Alliance of Valiant Arms” está liberado e pode ser instalado normalmente.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest