A Valve acaba de divulgar dados fantásticos a respeito de sua plataforma de distribuição digital de games para PC, o Steam. As vendas de games no Steam, aliás, vem crescendo 100% por ano, durante os últimos sete anos. O catálogo do site, que já conta com mais de 40 milhões de contas, atingiu em 2011 o marco de 1.800 títulos. Temos de nos lembrar também dos mais de 5 milhões de usuários logados simultaneamente, durante a última Steam Holiday Sale, é claro. Outro número impressionante, com certeza.

A Valve também menciona que o Steam duplicou a quantidade de conteúdo entregue aos usuários, comparando-se 2011 com 2010. No último ano foram “servidos” mais de 780 Petabytes de dados a jogadores do mundo inteiro. Devido à crescente demanda, a empresa também reforçou sua infra-estrutura, a qual teve sua capacidade mais que dobrada. Uma nova arquitetura de entrega de conteúdo também foi implementada, para melhorar as taxas de transferência durante os downloads.

Além disso, o Steam se consolida cada vez mais como uma plataforma importantíssima para a distribuição digital de games para PC. Em 2011, mais de 14,5 mil cópias de jogos com suporte a Steamworks foram registradas, o que representa um aumento de 67% em relação a 2010. Estão aí inclusos The Elder Scrolls V: Skyrim, Call of Duty: Modern Warfare 3, Deus Ex: Human Revolution, Homefront, e inúmeros outros games. A suite de serviços Steamworks, lançada há 3 anos atrás, já foi inserida em mais de 400 jogos, vale lembrar.

O Steam e o Steamworks continuam a evoluir para acompanhar as demandas dos clientes e do desenvolvedor por novos serviços e conteúdo. O suporte ao comércio de itens ‘in-game’ possibilitou a troca de mais de 19 milhões de itens. O suporte aos games free-to-play (FTP), lançado em Junho, incentivou o lançamento de 18 títulos FTP no Steam, com mais vindo em 2012. Olhando para a frente, estamos nos preparando para o lançamento do modo Big Picture, o qual permitirá que os jogadores experimentem o Steam em telas grandes e em mais salas da casa“, disse Gabe Newell, co-fundador e presidente da Valve.

O press release enviado pela Valve está certíssimo ao dizer que o Steam é uma “plataforma líder para games para PC e Mac e entretenimento digital“. O serviço é fantástico, cresce dia a dia, oferece justamente aquilo que o jogador deseja (muitas vezes oferecendo overdoses perigosíssimas, é claro), e não pára nunca. Depois que implantaram a possibilidade de capturarmos screenshots, aliás, estou aqui aguardando pelo recurso de gravação de vídeos. Nada foi mencionado, é claro, mas isto seria fantástico. Não somente isto, é claro. Um Half-Life 3 seria bem bacana.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest