Valve e Steam firmam parceria com UOL BoaCompra – Será uma boa?

A Valve acaba de dar um passo que, talvez, possa significar problemas para muitos sites de distribuição digital de jogos para PC, inclusive os recém lançados brasileiros. Bem, a empresa anunciou hoje que o Steam trabalhará com o UOL BoaCompra para oferecer aos jogadores de toda a América Latina (incluindo o Brasil, é claro) opções de pagamento localizadas.

Eu só espero que isto funcione como uma opção a mais, e que não sejamos impossibilitados de adquirir nossos games pagando em dólares, como fazemos hoje. A hipótese de comprar jogos no Steam e pagar através de boleto bancário, por exemplo, é bem interessante, a princípio. Desde que isto não resulte em preços maiores e dificuldades (ou impedimentos) para quem não optar pelo UOL BoaCompra.

Christian Ribeiro - CEO UOL Boa Compra

O mercado brasileiro de jogos está se expandindo rapidamente e, com a popularização da banda-larga doméstica, a procura por jogos de computador também cresceu. Muitos consumidores na América Latina não têm acesso a cartões de crédito; por causa disso, o BoaCompra oferecerá variadas opções de pagamento localizado“, disse Christian Ribeiro (foto ao lado), CEO do Boa Compra.

Já Mark Richardson, responsável pelos métodos de pagamento e loja de aplicativos da Steam, disse o seguinte:

Nossos clientes no Brasil vêm nos pedindo por métodos de pagamento com moeda nacional. Estamos felizes por trazer estas opções através do UOL BoaCompra“.

O UOL BoaCompra permitirá que jogos para PC vendidos através do Steam sejam pagos através de boleto bancário, depósito, DOC ou transferência em tempo real, além de cartões de crédito nacionais e internacionais. O PagSeguro também fará parte das novas opções de pagamento, além de cartões pincode, que podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais.

O BoaCompra, do UOL, já firmou parcerias com diversas empresas da área de jogos, como por exemplo a BigPoint, a Gameforge, a Aeria Games, a Kaybo e a Alawar. Se esta parceria e estas novas modalidades de pagamento não trouxerem nenhum efeito colateral negativo para os clientes brasileiros do Steam que, de repente, optarem por continuar pagando em dólares, por exemplo, fico extremamente feliz. Em caso contrário, fico bastante preocupado.

Ou, que pelo menos não sejamos massacrados por preços em Reais absurdos. Não existe por enquanto nenhuma confirmação a respeito de como será realizada a conversão dos valores. Vamos torcer pelo melhor, e que este “Steam no Brasil” faça bem aos PC gamers brasileiros.

Poderá gostar também

19 Comments

    • @darius_dan,

      Isso. Mas isso aí ainda não foi confirmado, né?

      @Otavio Chiquito,

      Olha, realmente, Otávio. Tem coisas aí que dão medo. Espero que a Valve libere mais informações em breve.

      @Fefa,

      É, mas vai saber se isso aí é real mesmo, Fefa. Se for, está ótimo. Agora, remover o PayPal vai ser muito ruim. Espero que nem cogitem isso.

      @Ighor H.,

      Verdade, Ighor. E vamos torcer para que isso seja algo bom. Para que só coisas boas saiam dessa parceria. Afinal, também, existem alternativas no mercado, e muitas vendem os títulos ativáveis no Steam.

      Reply
  1. Lado Bom: Facilidade em comprar jogos na steam (até boleto bancário).
    Lado Ruim: Fica por conta das taxas caso forem muita altas
    Lado Péssimo devido a altas taxas: Pagar jogos com preços australianos, ex: Lançamentos a 150 reais ou mais.

    Reply
  2. Sobre os preços, um amigo me mandou isso aqui: http://i.imgur.com/hgfYW.png
    Se for assim, ta bom, mas a gente conhece o custo Brasil né. E que também não comecem inventar imposto daqui e dali.

    Só espero que não tirem mesmo a opção de pagar pelo paypal pra quem é BR, e simplesmente adicionem mais essas opçoes.

    Reply
  3. Creio que será impossível o Steam praticar preços absurdos no Brasil, pelo simples fato de haver concorrência no país: Nuuvem e Xogo. Ambos apresentam preços acessíveis e grande parte deles é ativável na Steam.

    Reply
  4. Se a tabela de conversão for essa que a Fefa postou vai ser ótimo, desde que não tentem “compensar” nas promoções…

    Reply
    • @Hideki T,

      Também acho. Se for essa mesmo, vamos sair ganhando.

      Reply
  5. Sem chance do Steam fazer como na Austrália e cobrar preços estratosféricos, pois como já foi bem dito, tem concorrência local com preços FORTES e competitivos: Xogo, Nuuvem e até mesmo o PontoFrio.com, com sua loja digital de games

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Torço por isso. Muito, aliás. E, também, que seja apenas uma opção, e não algo mandatório. Vamos ver.

      Reply
  6. acho bom desde que não haja envolvimento politico para aumento dos preços nos jogos ainda mais…

    Reply
    • @BFD_Elessar,

      Justamente. E desde que “aquela associação” não se meta, também…rsrs

      Reply
  7. Se os preços forem competitivos será uma excelente opção!

    Reply
    • @Rodolfo,

      Sim. Se essa tabela que o pessoal divulgou for uma realidade mesmo, será ótimo!

      Reply
  8. @Marcos A.T. Silva,

    Como já foi comentado no link postado pelo @darius_dan, nós, Brasileiros, já temos uma loja “BR”, só que atualmente ela cobra em dólares. Tem jogos com preços diferentes lá dos EUA, e alguns até são restritos por conta de proibições aqui, como Bully e Manhunt. E uma vez que cá estamos não temos como comprar a partir de outra versão da loja. Então, se acontecer dos preços em R$ ficarem malucos, não teremos para onde correr. Mas acho que não chegará à tanto, ou ao menos assim espero, senão será a supremacia das lojas que aqui já estão, como Nuuvem, Xogo e afins

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      É, eu até já vi essa loja BR deles. Engraçado que você pode comprar o Bully, por exemplo, no GamersGate (saindo um pouco fora do assunto). E ainda sobre essas proibições e bloqueios, não entendo até hoje porque o Scary Girl está bloqueado no Steam. Peguei no GamersGate, há algum tempo, e ativei no Steam, sem problemas. Quer dizer, bobagem, né? rsrs

      Eu espero que os preços não fiquem malucos, mesmo. Pra onde correr até vamos ter. Existem as alternativas ao Steam, e muitos jogos pra PC estão usando Steamworks ultimamente. Mas vai ser muito chato, e eu ainda espero que a Valve não tenha em mente perder a grande clientela que tem no Brasil.

      Reply
  9. Estou esperando quais serão as cartas da Valve. Espero que os preços não fiquem malucos com gente enfiando impostos goela abaixo na Steam!

    Reply
    • @Erick Mendonça,

      Eu também. Que “aquela tal associação” não se meta, também é o que eu quero…rs

      Reply
  10. Pelo jeito irão fixar uma região/um tier apenas para o Brasil. Isso pode ser bom ou pode ser ruim.

    Pode ser ruim, me fazer deixar de comprar no steam se começarem a praticar preços abusivos muito maiores do que os dos EUA, como ocorre na Europa e Austrália.

    Por outro lado, excelente ter a opção de boleto e transferência online, embora boleto pra muitos seja uma coisa antiquada já com certeza irá cobrir muitos gamers que não tem um cartão de crédito ou que tenham pouco limite de compras (vide nossos abusivos bancos, com limites e taxas malucas).

    Reply
    • @taczbr,

      Sei lá, taczbr, ainda tenho medo. Vai saber. A facilidade de pagar com boleto vai ser boa pra muita gente, mas, por outro lado, tenho medo dos preços. Espero que ainda possamos continuar comprando na loja em que sempre compramos, mesmo assim, com os preços atuais.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um dia de Finados diferente: testar mais de 200 jogos brasileiros - [...] um certo aumento no número de lançamentos com áudio e/ou legendas em pt-BR. Teremos em breve uma versão localizada …
  2. Dynamite Jack: diversão quase sem fim por cerca de 4 reais - [...] começar a escrever este post, percebi que o Steam já começou a trabalhar com Reais (ainda não recebi nenhum press …
  3. Dynamite Jack: diversão quase sem fim por 4 reais - Steam já em R$ - [...] começar a escrever este post, percebi que o Steam já começou a trabalhar com Reais (ainda não recebi nenhum press …
  4. Steam em Reais: algumas informações e comparações - [...] Finalmente, já temos o Steam em Reais. O site de distribuição digital de jogos para PC da Valve finalmente começou …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>