Eu tinha certeza de que Skyrim levaria o prêmio de “Jogo do Ano” no VGA 2011. O hype sobre o título foi enorme, e se justificou totalmente. The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo grandioso, em diversos sentidos. A possibilidade de melhorarmos e expandirmos a experiência através de mods também não deve ser desconsiderada, pelo menos por nós, jogadores. Trata-se de um prêmio muito mais do que merecido.

Skyrim conta com muitos elementos duradouros, digamos, além de ser muito profundo e imersivo. A cerimônia do VGA 2011 ocorreu em 10 de Dezembro de 2011, e os nomeados foram escolhidos por um grupo formado por membros de alguns meios de comunicação e jornalistas pertencentes a diversos sites especializados em games, como por exemplo “Entertainment Weekly”, “USA Today”, “Game Informer Magazine”, Kotaku, Joystiq, GameSpot, IGN e WIRED. Batman:  Arkham City também é outro título que se saiu muito bem no VGA 2011, como já era de se esperar.

Durante o VGA 2011, também tivemos o anúncio de alguns títulos muito interessantes, como por exemplo The Last of Us, novo game da Naughty Dog, e Command & Conquer: Generals 2, da EA/BioWare. Durante o evento também marcaram presença alguns outros títulos, como por exemplo Alan Wake American Nightmare, Fortnite, nova IP da Epic Games, Metal Gear Rising: Revengeance, Tom Clancy’s Rainbow 6 Patriots, Transformers: Fall of Cybertron, BioShock Infinite e o ganhador da categoria “Jogo mais Aguardado”: Mass Effect 3. Esse vai realmente fazer a terra tremer.

Abaixo você pode conferir a lista completa dos vencedores:

Game do Ano

The Elder Scrolls V: Skyrim

Estúdio do Ano

Bethesda Game Studios

Personagem do Ano

Coringa, em Batman:  Arkham City

Video Game Hall of Fame Award

The Legend of Zelda

Gamer God Award

Blizzard Entertainment

Melhor game para Xbox 360

Batman: Arkham City

Melhor game para Playstation 3

Uncharted 3: Drake’s Deception

Melhor game para Nintendo Wii

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Melhor game para PC

Portal 2

Melhor game para portáteis/mobile game

Super Mario 3D Land

Melhor Shooter

Call of Duty: Modern Warfare 3

Melhor game de ação e aventura

Batman: Arkham City

Melhor RPG

The Elder Scrolls V: Skyrim

Melhor multiplayer

Portal 2

Melhor game individual de esportes

Fight Night Champion

Melhor game de esportes em equipe

NBA 2K12

Melhor game de corrida

Forza Motorsport 4

Melhor game de luta

Mortal Kombat

Melhor game com suporte a sensor de movimentos

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Melhor game independente

Minecraft

Melhor game adaptado

Batman: Arkham City

Melhor canção em um game

“Build that Wall (Zia’s Theme)”, por Darren Korb, no jogo Bastion

Melhor trilha sonora

Bastion

Melhores gráficos

Uncharted 3: Drake’s Deception

Melhor performance masculina

Stephen Merchant, como Wheatley, em Portal 2

Melhor performance feminina

Ellen McLain, como GLaDOS, em Portal 2

Melhor game para download

Bastion

Melhor DLC

Portal 2 Peer Review

Game mais aguardado

Mass Effect 3

Trailer do ano no Gametrailers.com

Assassin’s Creed: Revelations – Trailer da E3 2011

——————–

Eu sempre vejo estas premiações com certa desconfiança, por exemplo. Jogos multiplataforma muitas vezes são incluídos como melhores games em apenas uma delas, como por exemplo Arkham City e o Xbox 360, e  o quesito “melhores gráficos”, então, muitas vezes premia games lançados para uma única plataforma, o que, se pensarmos bem, é uma injustiça. Uncharted 3: Drake’s Deception, obviamente, desconsidera qualquer outra plataforma além do PS3.

E Batman: Arkham City conta com gráficos muito bonitos, aliás, mas não é apenas o “melhor game para Xbox 360”. Ele também é um bom jogo no PC, por exemplo. Tudo isto é muito relativo, e muitas vezes chego a questionar a real validade de premiações como o VGA.

De qualquer forma, a lista acima conta com bons títulos, e deveria também contar, em minha opinião, com o “Pior jogo do Ano”. Acredito que cada um de nós tem um título para incluir nesta categoria hipotética, mas Duke Nukem Forever iria muito provavelmente atrair todos os holofotes, caso esta categoria existisse. É também digna de nota a aparição surpresa de Shigeru Miyamoto, devido ao “Video Game Hall of Fame Award” ganho pela franquia The Legend of Zelda.

Nós sempre damos o melhor de nós, e somos gratos por vocês perceberem“, disse Miyamoto. Michael Morhaime, Allen Adham e Frank Pearce, da Blizzard, também estavam presentes no VGA 2011, para receberem o “Gamer God Award”. Aliás, prêmio também muito merecido para a empresa criadora das séries World of Warcraft, Starcraft e Diablo. A presença de Minecraft e Bastion na lista acima também mostra que os estúdios independentes vão de vento em popa.

E você, o que achou dos ganhadores e das categorias?

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest