Talvez seja no Windows, em um PC, que o Kinect mostre a que veio. Talvez o sensor da Microsoft ainda tenha um longo caminho a percorrer no campo dos games, até se tornar atrativo para uma certa parcela de jogadores (eu incluso). Entretanto, a enorme gama de possibilidades aberta pela nova tecnologia do equipamento já começa a causar algum barulho.

Segundo a assessoria de imprensa da Microsoft Brasil, o “programa comercial do Kinect para Windows” já foi iniciado, e conta inclusive com um website. Através deste novo site, aliás, já possível realizarmos o download do beta 2 do SDK do Kinect para Windows, em versões 32 e 64 bits. A nova empreitada da Microsoft será iniciada em 2012, e mais de 200 candidatos já fazem parte do programa piloto. Isto inclui empresas tais como, por exemplo, Razorfish, Toyota, Houghton Mifflin Harcourt e mais de 25 das 500 maiores empresas listadas pela Revista Fortune.

A utilização do Kinect em outras áreas abre um precedente fantástico, e é claro que a Microsoft já estava de olho neste mercado e nestas enormes possibilidades desde quando o projeto foi iniciado. O Kinect poderá promover revoluções em diversas áreas, e estas revoluções poderão até mesmo funcionar como um fator motivador para que desenvolvedores de jogos eletrônicos passem a pensar em outros tipos de jogos com suporte ao periférico.

O Beta 2 do SDK do Kinect para Windows pode ser baixado por qualquer pessoa interessada, e inclui, por exemplo, atualizações importantes como “rastreamento esquelético mais veloz“, “melhor taxa de precisão no rastreamento esquelético e no reconhecimento de juntas” e “capacidade de plugar e desplugar seu Kinect sem perder o trabalho e a produtividade“.

Chego até mesmo a pensar em grandes realizações na área médica, com o uso do sensor. Nunca escondi de ninguém minha admiração pela tecnologia do Kinect, só não vejo, por enquanto, nenhum “kinect game” que me atraia. Mas em relação ao Kinect para Windows, já são “outros quinhentos”. Vamos aguardar por mais novidades.

(Com informações adicionais do Microsoft Insiders Brasil)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest