Wolfenstein 3D completa 20 anos: jogo para PC e iOS de graça

No dia 05 de Maio de 1992 era lançado aquele que, para muita gente, é o pai dos FPSs. Wolfenstein 3D, da id Software. Pois é, este jogo que marcou época e que é capaz de provocar muita saudade em muita gente, já possui 20 anos de idade. Em comemoração a esta data tão especial, a Bethesda resolveu fazer algo muito bacana: disponibilizou o game gratuitamente, e ele pode ser jogado através de qualquer navegador web (confesso que utilizar a barra de espaços novamente para abrir portas me provocou um enorme sentimento de nostalgia).

Trata-se de uma versão browser-based de Wolfenstein 3D, mas se você preferir o game em seu PC, o Steam está vendendo o título por míseros US$ 1,24. Muito bacana, não? Além disso, por tempo limitado, o Wolfenstein 3D Classic Platinum está saindo de graça, na App Store. Isso mesmo: por “zero dólares” você também pode ter o game em seu iPhone, iPad ou iPod touch.

Aqui, aliás, é muito bacana inclinar a câmera através da inclinação do próprio dispositivo, sem falar no fato de que as portas se abrem sozinhas, tão logo você se aproxime delas. A Bethesda também divulgou um vídeo (segue abaixo) no qual podemos ouvir John Carmack falando um pouco a respeito do título.

Bem, se eu fosse você, aproveitaria o máximo de opções possível, principalmente a versão web e a versão para dispositivos iOS. Também em comemoração, estão à venda na Xbox Live camisetas para seu avatar (masculina e femininina), por 80 Microsoft Points cada, além de uma máscara do protagonista do jogo, B.J. Blazkowicz, por 160 Microsoft Points. E aí, o que acha? Vai aproveitar alguma das opções acima?

Enquanto isso, dê uma olhada no vídeo:

Poderá gostar também

7 Comments

  1. Oferta bacana, tipo; Wolfenstein 3D está fazendo aniversário e quem ganha o presente é você!

    Não cheguei a jogar o game da iD na época em que ele foi lançado, nem lembro o motivo, mas com certeza eu estava jogando alguma outra coisa.

    Reply
    • @Hideki T,

      Muito bacana. Adorei. Já baixei o pra iOS, aliás. É muito bacana. Diria até que vale cada centavo, mesmo sendo de graça…rsrs :)

      Eu joguei esse e o Doom, na época. Chamando pelo DOS e tudo. Nossa, quanto tempo…hehehehe

      Reply
  2. Baixando… o pior que bem na hora de baixar para o Iphone ele apagou!!! … acabou a bateria, ehehhe

    Mas já joguei ele no SNES e PC, é o tipo do jogo que para mim não fica datado nem em gráficos, nem em jogabilidade, levando em consideração o que ele representa.

    Porém, nunca joguei suas continuações que saíram pouco tempo depois, voltei a jogar só no Return To Castle Wolfenstein (que é um jogo muito bom também)

    Reply
    • @FrankCastle,

      Nossa, Diego, que saco…hehehehehe :)

      Puxa, é muito bacana. Jogos como esse não perdem nunca o charme. Principalmente pra quem jogou na época. Eu até tenho no Steam o Wolfenstein, de 2009, mas esse nunca joguei.

      @Rodrigo Lima,

      Acho que foi o meu também, Rodrigo. Pelo que me lembro, sim. É até interessante observarmos como as coisas evoluíram de lá pra cá, hein? Bons tempos mesmo.

      Reply
  3. Foi meu primeiro FPS, ainda lembro quando minha prima me leva em disquete os jogos que ela consegui na faculdade, bons tempos.

    Reply
  4. Já comecei o download!

    Reply
    • @Erick,

      Puxa, cara, eu até dei uma jogadinha. Ficou sensacional no iPad. Dá até vontade de chorar…hehehehe :)

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>