Achei essa notícia simplesmente sensacional. De acordo com um grupo de pesquisa chamado “Forecasting and Analyzing Digital Entertainment“, ou simplesmente “FADE”, a Microsoft faturou mais de 100 milhões de dólares através da venda de games via Xbox Live Marketplace, no ano fiscal de 2009. Vendas de XBLA’s, é sobre isto que estamos falando. 🙂

Estes resultados demonstram a força que a Live possui, o quanto ela está bem preparada para oferecer conteúdo de forma bem simplificada, e ajudam a aumentar aquela idéia cada vez mais presente em nossas cabeças de que a venda de games em caixinhas está com os dias contados.

Porque, se pensarmos bem, chegará o dia em que a Microsoft venderá não somente games antigos ou lançados já há um certo tempo, através do “Games on Demand”, mas também lançamentos. Ou seja, lançou-se o game e o mesmo já estará disponível no “Games on Demand”. É claro que tudo isto ainda depende de muitas mudanças. Uma delas, primordial, aliás, é a oferta de HD’s maiores para o Xbox 360.

Sobre os XBLA’s em 2009

Em 2009, houve um aumento de 34% nas vendas de games através da Xbox Live em relação a 2008, e o XBLA mais vendido foi o extremamente viciante “Battlefield 1943”, que vendeu mais de 800.000 cópias e adicionou 12,5 milhões de dólares aos cofres da Microsoft.

Apesar do game ser excelente , por esta eu não esperava, pois é um game estritamente focado no multiplayer, e que causa uma certa estranheza a princípio. Muitos jogadores ficam meio perdidos no início, vagando de um lado a outro no cenário sem saber ao certo o que fazer. Mas isso passa. 🙂

Já o segundo colocado não me causou surpresa alguma. Trata-se do hilário e imperdível “Castle Crashers”, da “The Behemoth”, que rendeu 7,3 milhões de dólares. E o divertidíssimo game de “malabarismos-em-pistas-malucas” da  RedLynx, o também viciante “Trials HD”, para o qual recentemente foi lançado um DLC muito legal, foi o terceiro colocado, adicionando 7,1 milhões à conta bancária da Microsoft.

Estranhamente, entretanto (porque o game é um dos melhores já lançados na Xbox Live Arcade, melhor até, em minha opinião, do que “Trials HD”), “Shadow Complex” conseguiu “apenas” o 4º lugar, tendo arrecadado 1 milhão de dólares a menos do que “Trials HD”. O game da Chair/Epic, lançado durante o “Summer of Arcade” de 2009, atingiu a cifra de 6,1 milhões de dólares em vendas.

Finalizando

Acredito que a Xbox Live Arcade irá lançar cada vez mais games, com mais frequência e mais qualidade. “Shadow Complex” e “Trials HD”, para mim, funcionaram como divisores de águas. O mercado digital da Microsoft tem tudo para continuar crescendo, e oferece uma das coisas que o gamer precisa: bons games disponíveis logo após a compra, rapidamente, sem demora nem espera por aquele carteiro que nunca chega. 🙂

(Via: G4TV, onde você pode conferir a lista completa dos mais vendidos)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest