Agora já está confirmado: a Xbox Live será oficialmente lançada no Brasil no próximo dia 10 de Novembro. Será possível a migração de contas, ou seja, quem hoje utiliza a Live USA poderá migrar sua conta para a Xbox Live brasileira e manter sua Gamertag, seu Gamerscore, suas conquistas e inclusive seu período já pago na Live USA (assinaturas Gold) e seus Microsoft Points. Até aqui tudo perfeito.

Ocorre porém que, por enquanto, a migração de contas é irreversível. Se você migrar sua conta para a Live Brasil não poderá reverter o processo. A seção de “perguntas frequentes” também menciona o fato de que a Live Brasil também terá um plano gratuito (Silver/Prata), além de acesso a demos e aos jogos da Xbox Live Arcade.

Algo que eu tinha muito medo, também, não acontecerá, pelo menos não de início. Não será obrigatória a migração, ou seja, quem desejar, poderá permanecer perfeitamente com sua conta junto à Live norte-americana (não se sabe, também, se esta possibilidade estará sempre disponível). É mencionada a falta de suporte à esta “modalidade” de utilização, aliás, mas para quem já convive há anos com tal “problema”, isto não chega a assustar.

Entretanto, algo que hoje é comum permanecerá indisponível após a migração para a Xbox Live Brasil: a possibilidade de baixar novamente games, pacotes de expansão e outros tipos de conteúdo que você porventura tenha comprado enquanto na Live USA. Por exemplo, digamos que você tenha um comprado um monte de XBLA’s. Após migrar para a Live Brasil, pelo menos durante um certo tempo (a Microsoft não fornece maiores detalhes), você não poderá fazer novamente o download de nenhum jogo, DLC, ítem para avatar, etc, que já tenha comprado durante sua temporada na Live dos Estados Unidos.

A Microsoft recomenda os usuários a “refazer os downloads e armazená-los no disco rígido ou em pendrive antes de executar a migração“. Ela também não garante que Microsoft Points comprados fora do Brasil funcionem. Também não temos nada de concreto em relação a redes tais como Facebook e Twitter, por exemplo.

Não estão disponíveis informações, também, a respeito de que tipo de conteúdo será disponibilizado na Live Brasileira. Por exemplo: poderemos comprar na Live Brasileira todos os XBLA’s que estão hoje disponíveis na Live USA? Novos XBLA’s serão lançados de forma simultânea, nas duas Lives?

Algo que me preocupa, também, é o fato de não podermos baixar novamente, pelo menos por enquanto, conteúdo pelo qual pagamos, caso migremos nossas contas para a nova Xbox Live. Muitos gamers apagam conteúdo comprado dos HD’s de seus consoles para liberar espaço, com a certeza de que poderão baixá-lo novamente, posteriormente. Demorará muito até que esta possibilidade seja novamente apresentada a quem optar pela nova Live? É algo a se pensar.

É claro que temos que comemorar o lançamento da Xbox Live brasileira. Mas por enquanto vou ficar com minha conta junto à norte-americana, até que tudo fique claro e até que saibamos com certeza quando uma será igualada à outra em termos de disponibilidade de games, etc. Outro ponto a ser levado em consideração é: quanto realmente custará a assinatura Gold para a Live brasileira? Os XBLA’s, pacotes de expansão e outros ítens na Live brasileira possuirão preços equivalentes aos da Live norte-americana?

Vamos aguardar. Comemorar, é claro. Mas, em minha opinião, devemos aguardar por maiores informações. 🙂

(Via: Website Xbox Live)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest