A Xoreax e a Epic Games acabam de anunciar que a Xoreax Grid Engine (XGE) já se encontra integrada com a Unreal Engine 3. A XGE é uma engine que utiliza a tecnologia de grid computing, ou seja, a combinação da “força”, digamos, de diversos computadores, com as mais diversas configurações e desempenho, localizados nos mais diversos locais.

A integração da Xoreax Grid Engine com a Unreal Engine 3 permitirá que o trabalho dos desenvolvedores de games seja realizado de forma muito mais rápida. O builds para títulos multiplataforma e para diferentes configurações poderão ser criados simultâneamente, desta forma.

Vale ressaltar que a Unreal Engine 3 possui mais de dois milhões de linhas de código, as quais podem ser compiladas em várias configurações para as várias plataformas suportadas, como por exemplo, PC, consoles e dispositivos móveis. A utilização da XGE integrada à UE3 proporcionará enorme velocidade aos desenvolvedores, ao acelerar tarefas tais como simulações, criação de código, etc.

Desenvolvedores que utilizam a Unreal Engine 3 poderão acessar a Xoreax Grid Engine através do UnrealBuildTool (UBT). A XGE gerará um arquivo XML de controle com todas as informações necessárias para a compilação. Este XML, então, distribuirá a compilação através da rede.

Um desafio constante para os desenvolvedores é acelerar o desenvolvimento e os processos de engenharia de software para lançar no mercado grandes games de forma rápida e dentro do orçamento“, disse o Dr. Michael Capps, presidente da Epic Games.  “A integração da XGE com a Unreal Engine 3 permite que os desenvolvedores acelerem o processo de criação e agilizem os testes, para que possam se focar no desenvolvimento ao invés de ficar esperando pela compilação dos builds“, continua Capps.

Quando levando em consideração o enorme número de usuários licenciados da UE3 em todo o mundo,  esta abordagem literalmente salva anos – não apenas dias ou horas – no decorrer de um projeto, simplesmente pela implementação da XGE diretamente na engine“, disse Uri Mishol, da Xoreax, empresa sediada em Israel.

É, os tempos realmente estão mudando. Distribuição digital, progresso salvo nas núvens (cloud computing) e agora grid computing sendo utilizada durante o desenvolvimento de games. Cada vez mais fica claro que o futuro dos games será algo bem diferente do que aquilo que temos hoje. Espero, entretanto, que praticidade e rapidez não resultem em trabalhos dispensáveis, o que, entretanto, é algo com o qual já contamos hoje em dia, através das vias normais de desenvolvimento.

É óbvio que a integração das duas engines agilizará o trabalho dos desenvolvedores, os quais passarão a contar, digamos, com um “exército de computadores” durante o desenvolvimento, caso utilizem a tecnologia. Vamos ver o que a integração da Xoreax Grid Engine com a Unreal Engine 3 nos dará. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest